O Tenente-coronel Júlio Marcelo Romagnoli recebeu, nesta terça-feira (7), o título de Cidadão Adamantinense. Maior honraria local a não nascidos em Adamantina, o título foi concedido em 2018, por iniciativa do vereador à época, Acácio Rocha, acompanhado pelos colegas Eder Ruete e Eduardo Fiorillo, sendo aprovado por unanimidade pelo Legislativo municipal.
“O agora Tenente-coronel Júlio sempre foi um personagem ativo na segurança pública local, nos quadros da Polícia Militar. Teve uma contribuição decisiva, e liderança, para que Adamantina alcançasse os índices de segurança vividos hoje. Para além do exercício de suas funções institucionais, e com total entrega, responsabilidade e esforço cidadão, deu sua contribuição à cidade que o acolheu, juntamente com seus pais, e onde depois construiu sua família”, pontuou Acácio Rocha. “Hoje, esse mesmo protagonismo, e toda formação, patente e conhecimento alcançados, o colocam em um projeto maior, ao comandar e liderar o 25º Batalhão da PM, condição que orgulha todos os adamantinenses”, complementou o vereador na gestão 2017/2020.
Na terça, conforme pontua a legislação, a entrega oficial ocorreu em cerimônia solene com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares.
Natural de Osvaldo Cruz, Romagnoli libera o 25º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), que abrange de Panorama até Osvaldo Cruz, região composta por 22 cidades.
TRAJETÓRIA
Júlio Marcelo Romagnoli está em Adamantina desde sua infância, chegando à cidade em 1983, quando seus pais mudaram-se em razão das obrigações profissionais.
Já a história do militar na corporação foi iniciada em 1994, quando ingressou na Academia do Barro Branco – uma das principais instituições de formação do país. Após quatro anos, foi promovido à Aspirante a Oficial, sendo classificado no 4º Batalhão de Polícia Militar na Capital do estado de São Paulo. No ano seguinte, em 1998, se tornou 2º Tenente PM.
Em 2001 inicia a trajetória do Tenente-coronel Julio Romagnoli na Nova Alta Paulista, região de origem. Ingressou no 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Dracena.
No ano de 2005 houve nova promoção, desta vez para 1º Tenente PM. Um ano depois, novo desafio: comandar pelotão recém-criado de Força Tática do Batalhão.
Neste período atuou em inúmeras crises de segurança pública como mediador e comandante do Pelotão de Choque.
Em 2012 foi promovido a Capitão da Polícia Militar, quando se tornou titular da 2ª Companhia PM em Adamantina. Desde 2018, assumiu a função de Subcomandante de Batalhão e Coordenador Operacional da região.
E, no mês de agosto deste ano, foi promovido a Tenente-coronel.
FORMAÇÃO
Até alcançar a função de Oficial Superior, Tenente-coronel Julio Romagnoli se destacou não apenas na atuação militar, mas também na formação curricular.
O Cidadão Adamantinense é bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco; mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública também pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco; e bacharel em Direito pela Faculdade Educacional Vale do Jurumirim de Avaré, com especialização “latu senso” em Direito Administrativo pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes e em Direito Penal pela Unip.
Fez ainda curso de mediação judicial pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. E, desde 2002, é professor do Curso de Formação de Soldados e atualização profissional aos policiais militares da região.
Ele também possui pós em Direito Público e pós em Direitos Humanos.