Estabelecimentos comerciais do município de Tupã passaram a receber mais visitas das equipes de Vigilância Sanitária de Tupã. No último fim de semana (4 e 5/12), os agentes de saneamento visitaram restaurantes, lanchonetes e bares. Três locais foram autuados por descumprirem o decreto estadual.
O trabalho priorizou as ações de conscientização e a distribuição de cartazes. Caso os locais estejam infringindo alguma das recomendações sanitárias preconizadas pelo Plano São Paulo, os proprietários são informados de que a reincidência acarreta multa e até mesmo a cassação do alvará de funcionamento.
"Nosso objetivo é orientar os empresários a respeito da necessidade de cumprimento das normas estabelecidas pelo decreto municipal 8.851, que regulamenta a vigência do Plano São Paulo em Tupã. Quando há descumprimento, temos que agir conforme preconiza o decreto”, explicou Joselaine Pio Rocha, diretora do departamento de Vigilância em Saúde.
De acordo com a diretora, muitos proprietários e funcionários ainda têm dúvidas sobre as regras para abertura controlada na fase 3 ou fase amarela do Plano São Paulo. Por isso, os agentes da Vigilância Sanitária continuam esclarecendo dúvidas e reforçando as determinações do governo estadual.
Essas ações compõem o conjunto de decisões tomadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus para intensificar o controle da doença no município.
"Parte do motivo para que o comércio abra às 10h e feche às 20h neste fim de ano, é para que as equipes de fiscalização possam percorrer essas lojas e, mais tarde, possam monitorar os estabelecimentos com consumo no local até mais tarde”, informou Caio.
Bares, restaurantes e similares estão autorizados a receber clientes até as 22h. O consumo local fica proibido a partir das 23h, porém o serviço de delivery pode ocorrer durante toda a noite e madrugada.