Na última semana na cidade de Ribeirão Preto o Soldado Altino e Soldado Reinó, que é tupãense, estavam realizando o patrulhamento preventivo pelo bairro Parque Ribeirão, quando familiares de uma criança dois anos de idade que estava engasgada, avistaram a equipe e começaram a pedir por socorro.
Os milicianos rapidamente foram ao encontro da criança que estava com a face cianótica(azulada) e obstrução das vias aéreas, fato que não desanimou os policiais, que não mediram esforços para salvar aquela vida, e utilizando todo conhecimento adquirido na Polícia Militar do Estado de São Paulo, iniciaram rapidamente a manobra de Heimlich - Método Pré Hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho, e após alguns minutos, a criança conseguiu voltar a respirar, demonstrando sinais vitais. Em ato contínuo, a equipe do SAMU chegou ao local e deu continuidade no atendimento da criança.
O fato demonstra toda dedicação dos policiais para salvar a vida da criança, e demonstra que os conhecimentos dos policiais são uteis a sociedade, não só combatendo a criminalidade, mas também salvando vidas.