Voluntários convocam para terça-feira carreata pela reabertura do comércio em Adamantina

20/04/2020 05h57 Carreata está prevista para acontecer nesta terça-feira (21), a partir das 10h.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, Adamantina - SP
Voluntários convocam para terça-feira carreata pela reabertura do comércio em Adamantina Voluntários se mobilizam pela realização de carreata na próxima terça-feira, em Adamantina. (Foto: Siga Mais)

Uma mobilização iniciada pelas redes sociais e aplicativos de mensagem, em Adamantina, divulga a realização de uma carreata pelas ruas da cidade, no feriado de terça-feira (21), em favor da reabertura do comércio, que está sob quarentena desde a última semana de março e segue fechado até 10 de maio, como medida sanitária, de saúde pública, para evitar a circulação e aglomeração de pessoas, face aos riscos de disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Em Adamantina, a carreata sairá às 10h, com concentração na Via de Acesso, proximidades do Ginásio de Esportes, e depois deve percorrer as principais ruas da cidade. 

O núcleo central da carreata é protestar contra as medidas restritivas impostas pelo poder público junto ao comércio, como os decretos estaduais, de quarentena, fixados pelo governador João Dória, e sua reprodução em âmbito local por meio dos decretos municipais fixados pelo prefeito Márcio Cardim. O grupo também quer se manifestar contra corrupção, desigualdades e outras práticas que consideram lesivas aos cidadãos e à sociedade.

Quarentena

A quarentena estadual está vigente desde 24 de março, quando foram impostas medidas restritivas ao funcionamento do comércio, mantidas apenas as atividades consideradas essenciais. O decreto de quarentena teve duas prorrogações. A mais recente, nesta semana, determina que as atividades permaneçam suspensas até o dia 10 de maio (mantidas as atividades essenciais) e haja o distanciamento entre as pessoas.

No comércio adamantinense, as medidas restritivas já levam ao fechamento definitivo de empresas do comércio e demissões.  

Há setores, empresários e trabalhadores que defendem a retomada das atividades suspensas, pela quarentena, adotando medidas de controle de acesso e os cuidados sanitários recomendados pelos órgãos de saúde, que permita a sobrevivência das empresas e dos empregos.

Mortes e casos confirmados na região

Na cidade de Lucélia foi confirmada neste sábado (18) um caso positivo com morte por Covid-19. Na região há três casos positivos em Dracena, com duas mortes; um positivo e Caiabu, com uma morte, seis casos positivos com duas mortes, em Presidente Prudente, e oito casos positivos com três mortes, em Presidente Venceslau.

Há também casos positivos da doença em Rinópolis, Tupã e Junqueirópolis.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular