Desde o dia 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo determinou uma retomada segura das atividades. Essa medida permitiu o fim das restrições de horário para comércios e serviços, ocupação de 100% nos estabelecimentos, atividades culturais, entre outros.
Contudo, a pandemia ainda não acabou e as medidas como distanciamento de um metro, uso de máscara em todos os ambientes e demais protocolos de higiene devem continuar a ser seguidos.
Apesar da melhora nos índices da cidade, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, registrou no mês de setembro um aumento na média móvel dos casos.
Somente no mês de setembro, foram registrados 78 casos. A média móvel que estava em um caso por dia até o dia 9, registrou uma elevação chegando a 5 casos por dia no último dia 28.
Além disso, os leitos de UTI também registraram uma elevação. De acordo com o último boletim epidemiológico, quatro estão ocupados.
“Com o avanço da vacinação, foi possível fazer algumas flexibilizações, mas é fundamental que a população continue tomando todos os cuidados”, pede o secretário de saúde de Adamantina, Gustavo Rufino.
Já é possível observar pessoas nas ruas sem máscara, praticando atividades esportivas sem tomar todos os cuidados que continuam sendo necessários.
“O uso de máscara ainda continua obrigatório em todos os espaços. A máscara é uma ferramenta fundamental na proteção. Por isso, reforçamos o pedido para que a população use o acessório em qualquer lugar”, afirma.
A Prefeitura de Adamantina pede que a população colabore, use máscara, mantenha o distanciamento, ao entrar em estabelecimentos comerciais higienizem as mãos e diante dos primeiros sintomas busque auxílio médico na central covid-19 que funciona todos os dias da semana.
"Todas essas medidas são mais do que necessárias, para a manutenção do comércio e para a preservação de vidas. Aqueles que ainda não tomaram a vacina, procurem o CIS o quanto antes", finaliza.