O Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS nº3.706, de 22 de dezembro de 2020, habilitou na Santa Casa de Adamantina mais quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto Tipo II.
O documento ainda estabelece recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade – MAC do Estado de São Paulo e para Adamantina.
Para a habilitação dos leitos e do repasse financeiro, o Ministério da Saúde levou em consideração a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo - CIB-SP n° 20, de 26 de abril de 2016, que aprova o Plano de Ação Regional da RUE - RRAS 10 Marília; e, ainda, toda a documentação que o município apresentou na proposta.
Segundo o secretário de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, o recurso financeiro será de R$ 1.051.200,00, onde o depósito será executado em parcelas mensais mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
A portaria já está em vigor e o repasse financeiro acontecerá já em 2021. Com a habilitação dos Leitos de UTI por parte do Ministério da Saúde, o município de Adamantina passa a contar com 10 Leitos de UTI Geral, sendo 08 para atendimento SUS e 02 para Convênios/ Planos de Saúde além de 05 Leitos de UTI COVID.