A Prefeitura de Adamantina, por meio do Departamento de Controle de Vetores, executa a ADL (Avaliação de Densidade Larvária). A expectativa é que as equipes visitem 620 imóveis para verificar a presença de focos do mosquito Aedes aegypti.
As casas que serão visitadas foram selecionadas por meio de um sorteio, que foi realizado conforme os critérios preconizados pela Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo.
“Pedimos que os moradores permitam a entrada dos agentes devidamente uniformizados para que o Município tenha esse levantamento em mãos a fim de entender a situação epidemiológica”, afirma o secretário de saúde, Gustavo Taniguchi.
A pasta ainda pede que os munícipes continuem tomando todos os cuidados necessários com objetivo de auxiliar no combate da doença.
Para isso, é fundamental procurar locais com água parada, observar os ralos de escoamento de água pluvial, pois a sua grande maioria pode reter água no seu trajeto. Por isso, coloque produtos químicos para evitar que o mosquito se prolifere nos canos.
O Departamento já está atuando na aplicação do inseticida que combate o mosquito na fase adulta na região central da cidade.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, Adamantina fechou o ano de 2023 com 4932 notificações e 3360 casos positivos. Neste ano, o Município já confirmou um caso.