Em meio a pandemia do novo coronavírus é outra doença que assusta a população de Adamantina – ou deveria – devido ao número de casos. Em boletim divulgado ao IMPACTO nesta quinta-feira (21), a cidade chegou a 696 registros positivos de dengue em 2020.
A população mais em casa, devido as recomendações das autoridades de saúde para evitar a propagação da Covid-19, não significa aumento dos cuidados para diminuição dos criadouros do Aedes aegypti.
A cidade mantém média de contaminação de 2019, quando registrou no mesmo período 698. Adamantina terminou o ano passado com 2.731 positivos.
E em 2020 a situação segue mesma tendência. São 4,9 casos por dia, considerando até quarta-feira (20). "Continuamos tendo casos positivos semanalmente", enfatiza a Prefeitura. São 1435 notificados este ano.
"A população precisa continuar mantendo os cuidados com objetos que acumulem água e locais propícios ao desenvolvimento do Aedes aegypti, a recomendação é não descuidar nenhum dia e manter as ações para prevenir focos em qualquer época do ano. Principalmente neste momento em que grande parte da população está em casa, é a hora de redobrar a atenção e os cuidados, eliminando possíveis criadouros do mosquito", orienta a Administração Municipal. "Essa é a única forma de evitar que Adamantina enfrente a mesma situação epidemiológica de 2019", complementa.