A prefeitura de Bauru (SP) informou que a partir desta segunda-feira (13), os exames de Covid-19 na cidade passarão a ser feitos pela unidade regional do Instituto Adolfo Lutz.
O laboratório da Faculdade de Odontologia da USP também foi credenciado para realizar os exames, mas a falta de um reagente atrasou o início nesta segunda-feira. O laboratório deve começar as análises nesta terça-feira (14).
A previsão é que essas duas entidades possam realizar cerca de 500 análises por semana, segundo anunciou o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB). O material para os exames começou a ser colhido na semana passada e alguns resultados devem ser divulgados ainda nesta segunda-feira.
"Esse material já foi processado pelo Adolfo Lutz durante o feriado e fim de semana e acredito que nesta segunda-feira já teremos resultados para informar a população", afirma o prefeito.
De acordo com Gazzetta, os exames que foram realizados anteriormente ainda aguardam resultados do instituto em SP.
"Os exames que já foram enviados para o Adolfo Lutz em São Paulo permanecem lá aguardando resultado, mas desde do começo da semana passada os exames que foram realizados foram encaminhados para a unidade do instituto em Bauru".
Ainda segundo a prefeitura, esse número poderá chegar a 1 mil exames por semana assim que for finalizado o credenciamento do laboratório do Instituto Lauro Souza Lima.
O prefeito informou ainda que os três locais estão prontos e já possuem equipamentos e funcionários necessários para a realização dos testes. No início da semana passada, quando deveriam ter começado os testes, a prefeitura e o Adolfo Lutz afirmaram que a manutenção necessária em um dos equipamentos atrasou o início dos testes.
A prefeitura também está entrando com recursos financeiros nessa parceria para a compra de equipamentos para o Instituto Adolfo Lutz para que seja agilizada a produção dos exames. Além de Bauru, outras 18 cidades da região também podem contar com os resultados da unidade local do instituto. A expectativa é que os resultados saiam em até 72 horas.
"Os exames sendo realizados na cidade com um resultado mais rápido vai nos ajudar a definir estratégias de combate, planejar melhor essas ações inclusive nas questões dos hospitais, pode separar as pessoas que estão com Covid-19 e também para o isolamento em casa nos casos menos graves. Vai nos ajudar a planejar as ações na cidade, mas não nesse momento para flexibilização da quarentena, que é estadual", finaliza.