O Corpo de Bombeiros de Pernambuco localizou, no início da tarde desta terça-feira, os corpos de seis vítimas de deslizamentos de barreiras provocados pelas fortes chuvas no estado. Agora, o número de óbitos registrados desde a última quarta-feira (25) subiu para 106. Três pessoas foram encontradas na Vila dos Milagres e outras três em Jardim Monteverde — local onde os trabalhos foram encerrados, visto que todos os desaparecidos foram encontrados.
Por volta das 14h, os bombeiros do CBMPE, com apoio de profissionais de outros Estados e auxiliados por cães de busca, encontraram as vítimas. Elas estão sendo encaminhadas ao Instituto de Medicina Legal do Recife (IML), onde serão feitas as perícias para identificação, assim como procedimentos de medicina legal, acolhimento e apoio aos familiares. Equipes de tanatoscopia do instituto já estão de prontidão para a realização desse trabalho.
Com isso, o número de óbitos registrados no estado desde a última quarta-feira (25) subiu para 106. Já o número de desaparecidos caiu de 16 para 10. Destes, oito pessoas foram identificadas e outras duas estão sendo investigadas, já que os informes ainda são imprecisos.
— Os trabalhos prosseguem sem descanso até que todos sejam encontrados. Com o encerramento de mais um local de buscas, concentramos esforços e efetivo nas outras três áreas de deslizamento, que são Vila dos Milagres, Areeiro e Curado IV, além de Jaboatão Centro e Paratibe (Paulista), onde procuramos duas pessoas possivelmente levadas pelas enchentes— informou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire
Em todo o estado, aumentou para 24 o número de municípios que já decretaram situação de emergência por conta dos impactos provocados pelas chuvas: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Aliança, Glória do Goitá, Vicência, Bom Jardim, Limoeiro e Passira.
A Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac) prevê a continuidade de chuvas rápidas ao longo do dia, com volumes moderados, tanto na Região Metropolitana do Recife como na Mata Norte. Na Mata Sul, Agreste e Sertão as chuvas serão isoladas, com poucos acumulados. A mesma previsão é válida para amanhã, segundo a Apac. A Defesa Civil mantém o alerta para deslizamentos, por conta das condições do solo, ainda encharcado nas áreas afetadas.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) permanece monitorando as rodovias estaduais e federais sob sua jurisdição. De acordo com informações registradas hoje, ainda há alguns trechos com alagamentos ou deslizamento de barreiras, que provocam interdições parciais ou tráfego em meia pista.