Campanha de Vacinação Contra Gripe segue até o final de junho em Osvaldo Cruz

16/06/2020 06h51 Objetivo é aumentar cobertura vacinal e imunizar 90% dos grupos; adesão está abaixo de 50% entre mães, crianças menores de 6 anos e adultos.
Redação - Rian Santos*, Osvaldo Cruz - SP
Campanha de Vacinação Contra Gripe segue até o final de junho em Osvaldo Cruz .

A Secretaria de Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 30 de junho. O prazo foi ampliado com a finalidade de aumentar a cobertura vacinal e alcançar pelo menos 90% dos públicos prioritários.

Menos da metade das mães e crianças entre 6 meses e menores de 6 anos se vacinaram até o momento. Foram aplicadas doses em 1,3 milhão de crianças (44% do grupo), 186,3 mil gestantes (41%) e 36,2 mil puérperas (48%). Também há baixa procura pelas pessoas com idade entre 55 e 59 anos (36%), com 743,3 mil imunizados.

A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com Camila Silva, Enfermeira Responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, que contou como está sendo feito esse trabalho aqui em Osvaldo Cruz. "Tivemos a prorrogação da campanha contra influenza que acontecerá até o dia 30 de junho. Nós mantemos o trabalho da vacinação nas unidades e, em um primeiro momento, com os idosos foi feito um trabalho de vacinação no domicilio até pelo risco de contaminação de Covid-19 desses idosos, e após esse período as vacinas foram mantidas nas unidades. O município continua o trabalho de vacinação de segunda a sexta-feira, sempre orientando pra que a pessoa ligue antes para verificar como está o fluxo e evitar tumulto, lembrando do uso da máscara.", explicou.

Camila também citou que o município tem cobertura baixa em alguns grupos neste momento. "Nós estamos com uma cobertura muito baixa em crianças e gestantes, entendemos que os grupos se preocupam com a questão da pandemia, mas é bom tentar organizar uma forma que não permaneça muito tempo. As unidades estão fazendo esse trabalho de evitar aglomeração, de evitar que as pessoas vão desnecessariamente até as unidades, sabemos que o cuidado é importante, mas que não deixe de se vacinar e vacinar seus dependentes. Quanto aos idosos tivemos uma cobertura muito grande, acredito mais de 100% de vacinação dos idosos esse ano, e também os profissionais de saúde a cobertura foi muito boa.".

 

 

Supervisão de Acally Toledo*

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular