Novos casos de Covid-19 são registrados todos os dias em Osvaldo Cruz, inclusive a Santa Casa de Misericórdia tem registrado internações e mortes de pacientes com a Covid-19.
Segundo o médico infectologista da Santa Casa, Dr. Marcelo Augusto Martin, o principal motivo do aumento é a falta de vacinação de parte da população e o relaxamento com relação aos cuidados preventivos.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a enfermeira Adriana Nobusa, responsável pela Sala de Vacinas, que falou sobre a disponibilidade das doses do imunizante. “Nós temos vacinas disponíveis para crianças a partir de 03 anos, que é a Coronavac, então as crianças que não tomaram ainda a primeira dose ou aqueles que já deram o prazo da segunda dose devem procurar a unidade. Também a quarta dose para pessoas acima de 30 anos.”, informou.
O Centro de Pediatria já solicitou as vacinas Pfizer Pediátrica, para as crianças que ainda não tomaram a segunda dose, assim que o produto chegar será comunicado através da imprensa.
A profissional lembrou também que o número de pessoas faltosas com a vacina da Covid está altíssimo, principalmente no esquema básico (primeira e segunda doses), e também crianças que não completaram o esquema vacinal. “Outro ponto importante é que estamos no período de matrículas e rematrículas nas unidades escolares, e sem o atestado não é possível fazer o procedimento. Os pais devem levar a carteira de vacinação ao centro de pediatria, juntamente com a criança para ver se está em ordem, caso contrário tomar as vacinas que faltam. Sem a vacinação em dia não será fornecido o atestado necessário para a matrícula ou rematrícula.”, finalizou a enfermeira Adriana Nobusa.