Com uso de máscara, risco de transmissão cai para 1,5%

30/04/2020 07h07 Utilização prevista para qualquer local público vem com a intenção de conter a proliferação do coronavírus, a Covid-19, em Prudente; infectologista fala sobre importância do EPI neste momento.
Redação - Acally Toledo - Informações: O Imparcial, Presidente Prudente - SP
Com uso de máscara, risco de transmissão cai para 1,5% Estátuas ganham máscaras em ato simbólico de conscientização. (Foto: Secom)

Um dos fatos verídicos em relação ao acúmulo de informações novas que a pandemia do novo coronavírus traz diariamente é que o uso de máscaras pode reduzir a transmissão da Covid-19 para até 1,5%. Pensando nisso, o Decreto Municipal 30.836/2020, que previa algumas medidas de higiene e segurança para a reabertura do comércio em Presidente Prudente, trata também sobre o uso de tal EPI (equipamento de proteção individual) por toda a população, a fim de conter a proliferação da doença na cidade.

Isto é, o uso de máscaras é mais uma das medidas adotadas pelo município para o enfrentamento à pandemia e em obediência às medidas editadas pelo Estado de São Paulo. E muito embora os artigos 2° e 3° tenham sido suspensos pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Prudente, Darci Lopes Beraldo, os demais continuam valendo, inclusive o 6º, que determina o uso de máscaras.

Sendo assim, para todas as pessoas que frequentarem espaços públicos, a utilização das máscaras não é dispensável. A medida também vale para o egresso no transporte coletivo e individual, e por aplicativo. "A mesma medida deve ser adotada nos serviços essenciais que seguem em funcionamento, como mercados, padarias, oficinas, entre outros, onde os funcionários devem utilizar o EPIs e orientar o cliente a fazer o mesmo, podendo até mesmo a se negar a prestar o atendimento, caso ele não faça uso da máscara", declara a municipalidade.

Na região, alguns municípios também colocaram a medida em prática. A Prefeitura de Adamantina, por exemplo, determinou uso de máscaras de proteção facial nos locais públicos. Por lá, os estabelecimentos comerciais e de serviços devem assegurar que os clientes façam uso da máscara ao adentrar o estabelecimento, além de disponibilizar o EPI para os colaboradores.

NÃO SOMENTE AS MÁSCARAS

O infectologista André Luiz Pirajá da Silva assina embaixo do decreto municipal, uma vez que, segundo alerta, a utilização dessa proteção individual se faz, sim, necessária nesse momento. Mas não somente as máscaras. Ele faz questão de ressaltar que existe um conjunto de ações importantes: como a higiene pessoal, pensando aí no ato de lavar as mãos adequadamente e utilizar álcool em gel, respeitar o isolamento social e colocar a máscara, sobretudo, nos locais de aglomeração, como em supermercados.

"A finalidade da máscara será impedir a transmissão daqueles pacientes portadores assintomáticos, ou seja, pessoas que não possuem o sintoma, mas estão na possibilidade de transmitir e contaminar outros. É desconfortável? Sim, claro que é. Mas acredito que é para o bem maior, para o bem de todos", destaca Pirajá. E instrui: o equipamento deve sempre proteger o nariz e a boca, abaixo do queixo, e estar com o elástico firme nas orelhas.

Com o uso correto, a proteção é a seguinte: numa interação de duas pessoas, se ninguém usa máscara, o poder de transmissão chega a 80%; se apena uma utiliza, cai para 40%; e se ambos usam o EPI, o risco cai para 1,5%, ainda como explicado pelo infectologista.

ATO SIMBÓLICO

Como forma de conscientizar a população, três estátuas do centro da cidade receberam máscaras, como um ato simbólico para demonstrar a importância de aderir ao uso deste item. Uma delas é a do ex-prefeito Florivaldo Leal, localizada em frente ao Paço Municipal, que também leva seu nome. As outras duas estão localizadas na Praça Nove de Julho: a do Major Felício Tarabay, combatente na Revolução Constitucionalista de 1932, e de Francisco de Paula Goulart, um dos fundadores da cidade - ambos também foram prefeitos de Prudente.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular