Adamantina não tem nenhum caso suspeito de coronavírus (Covid-19). Diante da possibilidade de ocorrência de casos, a orientação é para que os moradores, inicialmente, façam contato telefônico com a unidade de saúde mais próxima (veja abaixo a relação dos telefones), para que o caso seja atendido inicialmente na própria residência, evitando-se que o morador suspeito tenha contato com outras pessoas, sobretudo nos espaços de saúde.
Essas orientações foram divulgadas pelo secretário municipal de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, na manhã desta terça-feira (17), em coletiva à imprensa. Após o contato telefônico, o serviço de saúde adotará todas as medidas protocolares definidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Se forem identificados casos suspeitos, terão prioridade de atendimento.
Mesmo sem caso suspeito confirmado, Gustavo revelou que o serviço municipal de saúde foi procurado por moradores, com alguns sintomas parecidos, que foram descartados. Ainda segundo Gustavo, nesta segunda-feira (16) houve um treinamento com médico infectologista voltado às equipes da Secretaria Municipal de Saúde, sobre procedimentos e orientações. A Secretaria Municipal de Saúde estuda ainda a contratação de médico atendimento priorizado a casos suspeitos.
A Secretaria de Saúde também deve reduzir serviços que possam, eventualmente, ser reprogramados, para evitar aglomerações nas unidades básicas de saúde.
Após a publicidade veja os números de telefone das unidades básicas de saúde de Adamantina e um infográfico do Governo de SP com dicas e orientações sobre o coronavírus.
Números de telefone das unidades básicas de saúde
Centro de Saúde (Postão): (18) 3502-3130
UBS Nove de Julho (UniFAI 1): ESF Centro e ESF Vila Industrial: (18) 3522-5084
UBS Vila Jardim: ESF Vila Jardim, ESF Vila Jamil e ESF Jardim Brasil: (18) 3522-8041
ESF Jardim Adamantina: (18) 3522-4574
ESF Dorigo: (18) 3521-3536
UBS Vila Cicma: (18) 3502-3174
ESF Cecap: (18) 3522-5023