A alta nos casos ativos de Covid-19 em moradores de Adamantina fez a cidade retroceder ao cenário da pandemia em julho último. Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (4) pela Prefeitura local, a semana começa com 70 registros ativos de moradores com a doença, na cidade, condição equivalente ao quadro dia 19 de julho, quando eram 69 casos ativos em moradores locais.
O ressurgimento de casos da Covid-19, em rápida evolução, traz um sinal de alerta. Há menos de um mês, no dia 8 de setembro, o boletim epidemiológico do dia informava 5 casos ativos em moradores de Adamantina. Desde então, concomitante ao feriado de 7 de setembro, os casos ativos não param de subir. “Somente no mês de setembro, foram registrados 78 casos. A média móvel que estava em um caso por dia até o dia 9, registrou uma elevação chegando a 5 casos por dia no último dia 28”, divulgou a Prefeitura de Adamantina na última quinta-feira (30).
Adamantina também chegou a zerar neste mês de setembro a ocupação hospitalar por pacientes com a Covid-19 na Santa Casa de Adamantina, em leitos de enfermaria e UTI, como retratou o boletim epidemiológico do dia 14 de setembro. Mas os pacientes voltaram, situação que também retrocede ao cenário do dia 19 de julho, quando a Santa Casa informava 8 hospitalizações, das quais 6 de moradores de Adamantina.
O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira reproduz exatamente a mesma ocupação do dia 19 de julho: atualmente são 8 hospitalizações, das quais 6 são moradores de Adamantina.
Afrouxamento das medidas individuais de proteção pelas pessoas e fiscalizações pelo poder público
Os indicadores de baixa no número de casos, na transmissão e nas hospitalizações por Covid-19, nos primeiros dias de setembro, decorrentes sobretudo do avanço da vacinação, criaram a sensação de que a pandemia acabou. Medidas sanitárias com uso de máscaras de proteção facial, álcool 70% para higienização das mãos, evitar aglomerações e manter o distanciamento social continuam ativas.
Porém, os relatos e publicações nas redes sociais revelam a volta de aglomerações na cidade, sobretudo aos finais de semana, inclusive em espaços públicos. As pessoas também têm se aglomerado em confraternizações particulares e realizado viagens.
Por outro lado o poder público também afrouxou as medidas de fiscalização. Não há qualquer movimentação estruturada na cidade, pelo poder público municipal. Em Presidente Prudente, na semana passada, a Prefeitura voltou a mobilizar a estrutura de fiscalização somente após recomendação do Ministério Público.