Criança de 5 anos é diagnosticada com Covid em Adamantina, diz secretário de saúde

24/06/2021 06h05 Caso foi confirmado nesta semana em Adamantina, diz secretário municipal de saúde.
Por Siga Mais, Adamantina - SP
Criança de 5 anos é diagnosticada com Covid em Adamantina, diz secretário de saúde Crianças também precisam ser protegidas contra a Covid-19. (Foto: Pixabay)

Em entrevista nesta terça-feira (22) ao Jornal do Meio Dia da Rádio Life FM, o secretário municipal de saúde de Adamantina, Gustavo Taniguchi Rufino, revelou que entre os recentes casos de infecção por Covid-19 na cidade, está uma criança de 5 anos, que deu entrada na segunda-feira (21) na Santa Casa local, com sintomas. Exames confirmaram positivo para a doença.

Na entrevista, o secretário alertou que no geral há constatações de casos de infecção em crianças pelas variantes do novo coronavírus, o que exige ainda mais cuidados e prevenção. “A variante P1 do Amazonas é muito severa, onde os pacientes infectados desenvolvem sérios sintomas com agravamentos, levando as crianças a internação e até mesmo a óbito”.

Em relação à exposição das crianças a cenários de riscos para transmissão, o gestor questionou também a conduta de pais e citou como exemplo a presença dos mesmos no Parque dos Pioneiros. “Fico indignado quando vejo pais e filhos no Parque dos Pioneiros sem usar máscara, como se não tivéssemos mais com o vírus entre nós”, pontuou.

Conforme a entrevista, Gustavo também destacou que em Marília já foram constatados vários casos de Covid-19 em crianças.

O secretário observou ainda sobre aglomerações domésticas, entre famílias e amigos, que são cenários de riscos para transmissão. “Infelizmente a falta de consideração pela vida está nitidamente espalhada nas redes sociais, festas juninas, churrascos entre outras aglomerações”

Variantes

Variante é um termo utilizado para fazer referência às alterações genéticas que foram identificadas num determinado agente infeccioso, que podem fazer com que tenha maior capacidade de infecção e/ou transmissão, assim como maior resistência à ação do sistema imunológico, por exemplo.

Na semana passada a Prefeitura de Adamantina divulgou uma nota onde informa que no dia 21 de maio o Instituto Adolf Lutz disponibilizou um estudo sobre as linhagens de SARS-CoV-2 circulantes na região que compreende os municípios que integram o Departamento Regional de Marília (DRS IX). Segundo a nota, a variante P.1 foi detectada em 71,43% dos casos analisados, a P.2 em 20% e a B.1.1.28 em 8,57%.

Reveja a nota, na íntegra:

“Adamantina, 18 de junho de 2021 - No último dia 21 de maio, o Instituto Adolf Lutz disponibilizou um estudo sobre as linhagens de SARS-CoV-2 circulantes na região que compreende os municípios que integram o Departamento Regional de Marília (DRS IX).

A variante P.1 foi detectada em 71,43% dos casos analisados, a P.2 em 20% e a B.1.1.28 em 8,57%.

Atualmente, para a obtenção da confirmação das variantes de atenção, está em execução o sequenciamento genético com alta qualidade, aliado ao trabalho de vigilância epidemiológica para investigação dos casos que compreende os aspectos clínicos, históricos de viagens e rastreamento de contatos.

Além disso, para que seja obtido um panorama de ocorrência das linhagens do novo coronavírus nas diferentes regiões de saúde, os Grupos de Vigilância Epidemiológica, em conjunto com os Laboratórios Regionais do Instituto Adolfo Lutz, vêm selecionando amostras positivas com relevância clínico epidemiológica e representatividade estatística.

A partir do panorama de circulação do SARS-CoV-2 em cada DRS, o monitoramento das linhagens vem sendo realizado pela seleção das amostras por análises prospectivas visando a identificação da ocorrência de casos e acompanhamento da disseminação da doença no espaço e no tempo.

É realizada ainda a identificação dos municípios que apresentam risco alto de casos e óbitos em comparação às cidades vizinhas, como descrito na Portaria CCD-6/2021, para um monitoramento em tempo real.

Adamantina era até o  mês de maio responsável pela análise de suas próprias amostras, porque o equipamento foi disponibilizado para a realização dos testes em comodato. Além disso, a medida de analisar as amostras localmente objetiva agilizar o resultado para a população.

No entanto, o saldo dos kits para testagem dos casos sintomáticos licitados se esgotou em função do alto índice de contaminação que vem crescendo a cada dia.

Devido a isso, as amostras enviadas pelo município para o Adolf Lutz passaram a ser elegíveis para o estudo genético, focado na detecção de qual linhagem do SARS-CoV-2 está circulando na cidade.

Apesar das amostras de Adamantina serem momentaneamente enviadas ao Instituto Adolf Lutz, a análise realizada pelo laboratório não está focada em analisar cada município, mas sim o padrão regional tendo em vista a alta miscigenação cultural existente em todo território do estado”.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular