Detento da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau é internado com suspeita de Covid-19

05/05/2020 07h05 Preso permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia local. Resultado do exame é aguardado.
Por G1, Presidente Venceslau - SP
Detento da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau é internado com suspeita de Covid-19 Penitenciária 2 de Presidente Venceslau. (Foto: Reprodução / TV Fronteira)

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou nesta segunda-feira (4) que um detento da Penitenciária II de Presidente Venceslau está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia local, com suspeita de ter contraído o novo coronavírus.

O quadro de saúde do suspeito, conforme a SAP, é estável. O resultado do exame é aguardado.

De acordo com a SAP, a Pasta segue as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avalia permanente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema.

Além das medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde, a SAP contou que foram suspensas as atividades coletivas, realizada a busca ativa para casos similares ao Covid-19, a limpeza das áreas foi intensificada, a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida, foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional: realizado o monitoramento dos grupos de risco, aquisição de termômetros infra vermelho e de oxímetro digital portátil, ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete, distribuição de Equipamentos de Proteção Individuais, como máscaras, horários alternados no refeitório e filas com distância de 1,5 metros.

"Lembramos que nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada. Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento e em caso de agravamento, transferido para atendimento hospitalar", pontuou a SAP.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular