Dracena fecha escola municipal para desinfecção após confirmação de caso positivo de Covid-19 em aluno

18/08/2021 08h59 Prefeitura confirmou que a unidade voltará a funcionar normalmente nesta quarta-feira (18).
Por G1, Dracena - SP
Dracena fecha escola municipal para desinfecção após confirmação de caso positivo de Covid-19 em aluno Escola municipal de Dracena foi fechada temporariamente para passar por desinfecção. (Foto: Diretoria de Comunicação / Prefeitura)

A Escola Municipal de Ensinos Fundamental e Infantil (Emefi) Ottília Braz Noguerol, no Jardim das Palmeiras, foi fechada na tarde desta segunda-feira (16), em Dracena (SP), para o procedimento de desinfecção, após a confirmação de um caso positivo de Covid-19 em uma criança que estuda na unidade.

Segundo a Prefeitura, profissionais das áreas de saúde e de educação do município têm se reunido para tratar do ocorrido e dos procedimentos a serem adotados de acordo com os protocolos sanitários.

O Poder Executivo confirmou que a unidade voltará a funcionar normalmente nesta quarta-feira (18).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Juliana Correa Pereira da Silva, a opção pelo fechamento temporário da escola para a desinfecção foi adotada mesmo não estando prevista nos protocolos sanitários.

A Secretaria Municipal de Educação ressalta que todas as escolas, antes mesmo de serem retomadas as atividades presenciais, foram preparadas para receber o público.

As equipes passaram por treinamentos com as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica para seguirem todos os protocolos sanitários da Secretaria da Saúde do Estado e do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda registrou mais um caso positivo de Covid-19 em um estudante da rede estadual de ensino.

Quanto a funcionários da rede municipal, duas professoras encontram-se afastadas das atividades para o tratamento da Covid-19, porém, a Educação informa que as escolas onde ambas atuam já receberam todos os cuidados necessários, após as confirmações dos casos.

A Vigilância Epidemiológica descartou a existência de um surto de Covid-19 na rede municipal de educação.

O prefeito André Kozan Lemos (PATRIOTA) esclarece que as unidades escolares do município seguem à risca os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19.

Ele ainda cita que os pais que não se sentirem seguros de mandar os filhos para as escolas não são obrigados. Neste primeiro momento, o atendimento ocorre a partir de 35% da capacidade das salas de aulas.

“Não temos notícia de que tanto o aluno positivado de Covid quanto as professoras se contaminaram dentro das unidades escolares, bem como de que tenham contaminado alguma outra pessoa, uma vez que os ambientes encontram-se mais seguros por conta dos protocolos”, afirma o prefeito.

As aulas presenciais nas Emefis foram retomadas no dia 9 de agosto e, nesta semana, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) voltaram a receber os estudantes.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais a ficarem atentos à saúde dos filhos e a não os mandarem para as escolas, se apresentarem sintomas gripais. Nestes casos, a orientação é para que procurem um médico no Centro Municipal de Atendimento à Covid-19 (Cemac). Também salienta aos pais a sempre explicarem aos filhos os cuidados que devem seguir para evitar contaminações.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular