Após 04 meses Parapuã volta a registrar óbito em decorrência da Covid-19. A vítima, uma mulher de 75 anos, teve complicações causadas pelo vírus da covid e não resistiu. O óbito foi registrado nesta segunda-feira (17), e divulgado pela vigilância epidemiológica apenas nesta terça-feira (18). Com isso, a cidade chega a 45 mortes desde o início do contágio.
De acordo com Cristina Pereira da Silva, enfermeira responsável pela pasta, 202 pessoas estão atualmente com a doença. Um novo boletim será divulgado ainda hoje pela Prefeitura municipal, em sua página no Facebook.
Variante Delta:
Cristina também confirmou a circulação do vírus delta, da covid-19, na cidade, o que pode explicar o aumento significativo de casos. No e-mail de confirmação do laboratório consta que 38 pessoas foram diagnosticadas com a Variante no dia 13 de Janeiro.
A delta (B.1.617.2) foi identificada em outubro de 2020 na Índia e considerada variante de preocupação em maio de 2021 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com oito mutações na proteína S (spike) - que conecta o vírus às células - a delta é até 50% mais contagiosa que a cepa original do vírus.
Os principais sintomas são coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre.