Um bastense de 39 anos, sua mãe de 74 anos e a sogra de 67 anos morreram vítimas do novo coronavírus (Covid-19) num curto período de menos de 10 dias. O rapaz, que seria trabalhador na área da construção civil, faleceu no último dia 1º. Ontem, dia 8, faleceu sua sogra. Para tristeza maior da família morreu hoje (9) a mãe do bastense. Todos foram sepultados no Cemitério Municipal de Bastos.
No final do mês passado a Covid-19 vitimou uma mãe e filha num período de cinco dias e marcou de forma trágica outra família bastense. No dia 24 de março faleceu a filha aos 60 anos de idade. Cinco dias depois, a mãe de 81 anos veio a óbito pela doença maldita que já dizimou milhares de famílias brasileiras que perderam um ou mais de um de seus membros. Em Bastos (cidade com cerca de 21 mil habitantes) são 27 mortes desde o início da pandemia, em março de 2020.
O vírus da Covid-19 é transmitido principalmente de pessoa para pessoa e existem formas eficazes para evitar a contaminação e propagação da doença: lavar as mãos frequentemente; evitar contato próximo com pessoas doentes; manter distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas; usar máscaras cobrindo toda a boca e o nariz; limpar e desinfetar superfícies que são tocadas com frequência, além de itens em geral adquiridos; entre outros cuidados.