Hoje completa um ano da primeira aplicação de dose de vacina contra a Covid-19 em OC

20/01/2022 15h20 Um ano depois da primeira aplicação, Osvaldo Cruz chega a quase 65 mil doses de vacina contra a Covid aplicadas.
Redação - Acally Toledo Reportagem: Wilson Betiol , Osvaldo Cruz (SP)
Hoje completa um ano da primeira aplicação de dose de vacina contra a Covid-19 em OC .

Nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro de 2022, completa um ano da primeira aplicação de dose de vacina contra a Covid-19 em Osvaldo Cruz.

Por volta das 9h40 do dia 20 de janeiro de 2021, a enfermeira Paloma de Oliveira Campanari e o Técnico de Enfermagem Nelson Luís França, que trabalhavam na U.T.I. Covid da Santa Casa de Osvaldo Cruz, foram os primeiros a receber uma dose da vacina contra a Covid-19 no Oeste Paulista.

Naquela remessa, chegaram 444 doses da vacina CoronaVac destinadas para o município e estiveram presentes para o recebimento das vacinas, a prefeita Vera Lúcia Alves, a Vera Morena, o vice-prefeito, Amilton Albertinazzi e a Secretária de Saúde, Renata Luciana Coneglian.

Os primeiros a serem vacinados foram os trabalhadores da área de saúde da Santa Casa e depois, os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, que são a linha de frente de enfrentamento da doença. De lá para cá, de acordo com números do vacinômetro estadual, Osvaldo Cruz já aplicou 64.426 doses da vacina, sendo 27.445 em primeira dose, 25.852 em segunda e 11.129 em terceira dose.

Para falar sobre as dificuldades do começo e a dedicação das equipes de vacinação, a reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a enfermeira coordenadora das ações de vacinação, Adriana Nobusa. “Foi um trabalho bem intenso de vacinação, tudo era muito novo também para nós, e enquanto a vacinação ia acontecendo a gente treinava as equipes. Hoje o que eu vejo é um crescimento muito grande de todos, por isso gostaria de agradecer a todos que se entregaram trabalhando na vacinação. Trabalhamos em vários drive thrus com sol, chuva, frio e isso traz uma sensação de dever cumprido para nós, o sentimento é de dever cumprido.”, disse.

A enfermeira disse ainda que os profissionais da saúde não podem jamais abandonar o barco, e em momento algum, nenhum profissional da saúde se recusou a trabalhar. “Já estamos com outra onda de Covid, a terceira, e nós estamos aqui cansados, porém cumprindo a nossa obrigação. No ano passado o comércio foi fechado, escolas fechadas, ninguém podia sair de casa, e hoje graças ao trabalho de vacinação, as coisas estão mais tranquilas, embora ainda haja riscos sérios, principalmente para quem não está devidamente vacinado. Então, vamos tomar as vacinas na época certa, não vamos aglomerar, usar álcool em gel, usar a máscara facial, sair só o necessário para que possamos vencer a pandemia que ainda está aí, mas de uma forma diferente.”.

Adriana Nobusa falou também sobre o quanto os profissionais da saúde aprenderam nesse período. “Hoje quando olhamos para traz, vemos o quanto a gente cresceu, quanto a gente aprendeu e a alegria de ver a cada vacina um olhar de gratidão e alivio das pessoas. Só quem trabalhou é que sabe, cada pessoa que agradece o profissional por estar ali fazendo o seu papel, a pessoa te olhar e te agradecer com brilho nos olhos, por causa de seu trabalho, isso não tem preço.”, explicou.

A profissional aproveitou para lembrar que ainda está em tempo de tomar as vacinas, basta procurar o Centro de Pediatria levando documentos pessoais, a carteirinha de vacinas (se tiver), e não esquecer de portar a máscara facial.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular