A Campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com a Médica especializanda em Psiquiatria, Dra. Carolinne Ballardin. “A Campanha Janeiro Branco tem uma excelente notícia para você: saúde mental tem jeito sim, e você precisa saber o que fazer. No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, suas relações sociais, suas emoções e sentidos existenciais e como em uma folha ou uma tela em branco, todas as pessoas podem ser inspiradas a reescreveram suas próprias histórias de vida.”, disse.
A médica destacou a disseminação das campanhas de conscientização. “Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas as vidas de todo mundo. Estudos e pesquisas sobre os efeitos colaterais da pandemia de Covid-19, se multiplicam em todo o mundo e suas conclusões revelam um dos mais importantes desafios para a humanidade. Precisamos de estratégias públicas e privadas para proteger, fortalecer e promover a saúde mental das pessoas, sem saúde mental não há paz, sossego, harmonia nas relações e nem energia para cuidarmos das coisas da vida da gente e da vida de quem amamos.”.
Sobre a importância de investir em saúde mental, a Dra. Carolinne Ballardin disse que é o que nos leva a uma vida plena e de realizações. “Investir em saúde mental é investir em tudo o que nos move, nos sustenta e nos capacita para uma vida saudável, plena e cheia de realizações. Por isso, antes de jogar tudo para o alto lembre-se: você tem direito a saúde mental e o mundo pede por ela.”, finalizou.