Leitos de UTI-Covid da Santa Casa de Osvaldo Cruz serão desativados

29/12/2021 06h31 Os leitos ficam ativos somente até o dia 31 de dezembro.
Redação - Wilson Bettiol , Osvaldo Cruz (SP)
Leitos de UTI-Covid da Santa Casa de Osvaldo Cruz serão desativados .

A UTI Covid da Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz vai funcionar somente até o dia 31 de dezembro de 2021.

Devido a melhora na situação da corona vírus com a vacinação da população, a Santa Casa de Osvaldo Cruz não tem registrado já há algum tempo casos de pacientes positivos para Covid que necessitem de internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e diante disso, o Governo Federal, que é responsável pelas UTIs, resolveu desativa-las.

A decisão do Governo Federal determinou um prazo para encerramento dos trabalhos, que termina no dia 31 próximo.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a Diretora Administrativa da Santa Casa, Regina Pontelli. “Nós vamos finalizar os trabalhos da UTI Covid no próximo dia 31 de dezembro, porque na verdade a unidade foi montada para um período emergencial e nesse período, graças a vacinação e a conscientização das pessoas, nós estamos tendo uma diminuição dos casos positivos de Covid, e com relação a internações, estamos a vários dias sem nenhum paciente internado, então não se justifica a continuação e isso não foi uma decisão da administração do hospital, nem da Secretaria de Saúde do município, e sim do Governo Federal que não mandará mais dinheiro para manter as UTIs Covid.”, disse.

A diretora lembrou também que a semi-uti normal da Santa Casa permaneceu em funcionamento durante toda pandemia e vai continuar à disposição em caso de necessidade para a população de Osvaldo Cruz, Sagres, Salmourão, e para receber os pacientes e encaminha-los para cidades com UTI geral, se houver necessidade.

A referência de Osvaldo Cruz é Marilia, e em caso de necessidade de UTI, será feito encaminhamento para aquela cidade.

Questionada sobre a eventualidade de uma nova variante do vírus da Covid, mais agressiva e que provoque infecções graves, se haveria a reativação dessa UTI por parte do Governo, a entrevistada disse não acreditar em nova onda, por conta da vacinação e dos cuidados das pessoas, mas se ocorrer, com certeza o Governo vai tomar as providencias necessárias. “E nós estaremos aqui prontos para atender caso haja necessidade de uma reabertura, até porque temos as instalações, equipamentos, e isso não vai trazer problema algum, mas como já disse não depende de nós.”, finalizou Regina Pontelli.

 

 

 

Supervisão: Acally Toledo* 

 

 

 

Supervisão: Acally Toledo* 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular