O caminhão que saiu do Instituto Butantan, na capital, carregando 2,68 mil doses da vacina CoronaVac, chegou a Marília (SP) no início da noite desta segunda-feira (18) sob forte chuva.
Essas doses serão usadas a partir desta terça-feira (19) para o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Marília, que começará pelos profissionais da saúde que atuam no Hospital das Clínicas (HC).
A primeira pessoa vacinada será um funcionário do complexo, que tomará a dose às 13h, durante cerimônia que contará com a presença do governador João Doria.
O transporte até o HC contou com esquema de segurança reforçado. As doses foram recebidas pela diretoria do hospital e também por membros da prefeitura.
A transferência das vacinas até o interior da unidade foi rápida, para evitar qualquer problema com a temperatura dos imunizantes. As doses estão armazenadas em um refrigerador sob temperatura entre 2°C e 8°C.
Segundo o estado, todos os 2,6 mil funcionários no HC serão vacinados neste primeiro momento.
O programa de imunização com a CoronaVac começa um dia depois de Marília publicar decreto com as regras da fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva. Nesta segunda-feira (18), os leitos de UTI na rede pública estavam com 100% de ocupação.
A prefeitura de Marília montou um plano municipal de imunização. O primeiro grupo vacinado será composto por profissionais de saúde e idosos acima dos 75 anos.
Depois será a vez das pessoas acima dos 60 anos. O terceiro grupo será de pessoas com comorbidades, e o quarto formado por professores, agentes de segurança e membros do sistema prisional.