Em novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Adamantina, o município atingiu os 561 casos de dengue, sendo que 538 exames aguardam resultado, dois óbitos continuam em investigação e 299 exames foram descartados. Ao todo, 1399 casos foram notificados.
Do total de confirmações em todo o município, 47% o que equivale a 264 foram na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Dorigo que compreende os bairros: Estância Dorigo, residencial Itália, Jardim dos Poetas, Jardim Bela Vista, Jardim Bandeirantes e Residencial Montagnoli.
O Departamento de Controle de Vetores continua atuando no combate ao mosquito Aedes Aegypti realizando visitas para eliminar os criadouros e, ainda, promovendo a nebulização. Contudo, 24 proprietários de imóveis recusaram a aplicação do inseticida.
Conforme explica a chefe do controle de vetores, Francine de Brito Alves, é fundamental receber a equipe de nebulização e atender todas as orientações que são passadas pelos profissionais.
"Quase 50% dos casos estão confirmados na ESF do Dorigo e, ainda assim, muitos proprietários não tem colaborado. A ação de nebulização é fundamental para eliminar o mosquito na fase adulta. Temos feito a nossa parte, mas a população precisa colaborar", pede Francine.
Entre os principais sintomas da doença estão: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo. "Diante de algum sintoma, procure imediatamente atendimento médico, porque a dengue pode matar", orienta Francine.
A Prefeitura de Adamantina pede que a população colabore mantendo os quintais limpos.