Diante do momento delicado vivido pelo município, a exemplo de todo país, com relação a Covid-19, a prefeita interina de Salmourão, Sonia Gabau, revolveu tomar uma série de medidas de enfrentamento do problema.
A prefeita interina de Salmourão, Sonia Gabau, falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias, sobre o momento crítico vivido pelo município diante da pandemia de Covid-19, onde a administração só tem contado com recursos próprios.
Segundo a prefeita, no mês de março houve um surto da doença no município. “Fomos surpreendidos no início do mês de março por um surto da doença, com tantos casos, ficamos entristecidos com o quadro, com muitos funcionários da prefeitura contaminados, uma tristeza sem fim. Diante disso, tivemos que tomar medidas e reorganizar o atendimento médico, mas graças a um importante trabalho que vem sendo feito de monitoramento dos pacientes, nas casas, está dando certo.”, comentou a prefeita.
Na luta contra o problema do aumento de casos de Covid-19, no início do mês de março, a prefeita determinou a montagem de um Centro de Atendimento só para esse fim.
O centro de atendimento fica localizado dentro da própria Unidade Básica de Saúde, com recursos próprios. Local preparado para prestar um atendimento adequado e seguro aos pacientes, desde o primeiro suporte com cadeira, sala para medicação monitoramento por profissionais da área.
A equipe é formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, equipe de recepção e uma enfermeira responsável por acompanhar todos os munícipes pós atendimento da unidade e alta hospitalar. “Neste momento tão difícil resolvemos, por meio da Secretaria de Saúde, trabalhar para aprimorar as ações de combate e tratamento da Covid-19, onde criamos um espaço de atendimento dos casos de síndromes gripais e detecção precoce da Covid-19.
Esse centro de atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados da doença possui acesso exclusivo para que não haja contato entre suspeitos e os positivados da doença, com os demais munícipes que procurarem a unidade de saúde com outras enfermidades. “Assim que chega ao local, o paciente já vê a identificação na lateral da unidade de saúde, com atendimento médico para essas pessoas, onde também são colhidos os exames, e os pacientes recebem os medicamentos em suas casas, para que não haja contato. Outra medida adotada é o atendimento médico agendado, com o Dr. Terra que fica disponível para a população em dois horários, de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h, e das 17h às 19h, e na sexta-feira das 7h às 11h.”, disse Sônia Gabau.
De acordo com a prefeita, atendimentos de atenção básica estão sendo feitos na UBS Arnaldo Rabaci. “Os atendimentos de atenção básica estão sendo feitos na UBS Arnaldo Rabaci, seguido todos os cuidados com a higienização, fiscalização, orientação a população quanto aos cuidados, num trabalho que conta ainda com a sanitização das ruas da cidade, para tentar diminuir os casos.”.
Sônia Gabau disse que o município não recebeu nenhuma verba estadual ou federal para combate a Covid-19 em 2021. “Tudo está sendo feito com recursos próprios. A última vez que o município de Salmourão recebeu verbas para combate a pandemia, foi na administração passada, quando não foram feitas as ações necessárias.”, disse.
A prefeita interina pediu para a população que tenha paciência, porque trabalho não está faltando, mas os resultados não chegam de uma hora para outra, é passo a passo. Ela destacou também, o preenchimento de um cadastro para conseguir um aparelho concentrador de oxigênio para o município. “Foi realizado o preenchimento de um cadastro para conseguir um aparelho concentrador de oxigênio, doado pelo Governo Paulista. O equipamento já foi retirado no dia 16 de abril, no DRS (Departamento Regional de Saúde) de Marília, e foi comprado pelo estado com o objetivo de auxiliar os municípios no suporte adequado aos pacientes com Covid-19.”, finalizou Sonia Gabau.
O equipamento já está sendo usado pela área da saúde em pacientes com sintomas e positivados para coronavírus.
Supervisão de Acally Toledo*