Os profissionais da área da saúde de Tupã passarão pelo teste rápido da covid-19, de acordo com o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo De Marchi.
Em entrevista coletiva na última sexta-feira (29) o médico disse que os kits de testagem já estão chegando ao Laboratório Municipal e, de acordo com o secretário, a média de 10 a 15% da população será testada.
"Este teste será feito primeiro nos profissionais de saúde. Depois, iremos para os quarteirões próximos aos doentes contaminados, pois iremos ter uma amostragem de como está a população", explica De Marchi.
Ainda de acordo com ele, os testes têm que ser direcionados. "Não vamos ficar fazendo testes na população em geral. Quem, por ventura, queira fazer, como é o caso de um supermercado de Marília, a empresa terá que ver como fará. Mas pelo município, teremos esses critérios: Profissionais de saúde, hospital e população", salientou.
Sinsaúde
Conforme informou o Jornal Diário, o dr. Miguel Ângelo de Marchi, em resposta ao ofício enviado pelo Sinsaúde, garantiu que todos os profissionais da saúde do município serão testados para Covid-19.
A exigência do sindicato se deu depois de denúncias dos trabalhadores do AME de Tupã, tendo em vista o caso confirmado de um médico que teria tido contato com os demais profissionais que atuam no local.
Ainda de acordo com o jornal, a testagem dos profissionais da saúde já teve início na última sexta-feira, na Santa Casa, mas os resultados ainda não foram publicados.
O presidente da subsede do Sinsaúde em Tupã, Orides Sávio Vivi, comemora o fato de as exigências do sindicato terem sido atendidas. "É uma vitória para o Sinsaúde em prol dos trabalhadores, que podem ficar mais tranquilos e ir pra casa sabendo que não vão contaminar seus familiares. A carga de estresse da profissão já é grande demais e devemos fazer o que tiver ao nosso alcance para garantir mais segurança ao trabalhador".