O mundo começa a se preocupar novamente com a questão da Covid-19 por causa do surgimento de uma nova variante na Europa. Essa nova cepa do vírus tem chamado a atenção das autoridades da área da saúde nos últimos dias, e um caso já foi diagnosticado no Brasil, envolvendo uma mulher da terceira idade.
Conhecida por Éris, a variante EG-5, é na verdade uma nova subvariante da Ômicron, segundo os pesquisadores europeus. Os sintomas apresentados são os mesmos das últimas variantes da Covid, como coriza, espirros, tosse seca e continuada, febre, dor de garganta e calafrios.
Essa nova cepa já foi encontrada em 51 países, daí a importância de as pessoas estarem em dia com suas vacinas.
Por falar em vacinas, a reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a enfermeira Adriana Nobusa, chefe da Sala de Vacinas em Osvaldo Cruz, que confirmou que a vacina está disponível para quem estiver em atraso e para aqueles que podem ser imunizados com um reforço. “Sim, temos a vacina bivalente da Pfizer para adultos acima de 18 anos, no horário das 8h às 16h, porém a procura está quase zero, não temos procura mais pela vacina. O produto está disponível, sendo que quatro meses após a última dose a pessoa já pode tomar mais um reforço.”, disse.
A profissional da saúde lembrou que muitas crianças estão em atraso com a vacina. “A equipe vai atrás, liga para os pais, mas não tem havido procura pela vacinação.”, finalizou.
A enfermeira lembrou ainda, que existe também disponível a vacina contra a influenza, a gripe, no horário das 7h às 16h no Centro de Pediatria.