O "Vacinômetro", ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo em parceria com a Prodesp, passou a divulgar o número de vacinas aplicadas contra o novo coronavírus nos municípios do Estado.
Pelo endereço eletrônico https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/ é possível verificar o número oficial de imunizados nos municípios pelo PEI (Plano Estadual de Imunização).
A ferramenta é alimentada diretamente com as informações do "Vacivida", plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra o novo coronavírus. As atualizações são feitas diariamente, às 12h e às 18h.
Segundo divulga o governo de SP, as informações disponíveis por município são preliminares e estão sujeitas a avaliação, uma vez que as bases estão sendo constantemente avaliadas e consolidadas.
Desenvolvido pela Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, o sistema está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital e também poderá abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.
Os idosos devem começar a ser vacinados na semana que vem, segundo calendário divulgado pelo Governo de São Paulo. A vacinação de idosos acima de 90 anos começa em 8 de fevereiro e nos acima de 85 anos dia 15.
Osvaldo Cruz
A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias verificou na manhã desta quinta-feira (04), que Osvaldo Cruz já vacinou 768 pessoas. A campanha, que começou com funcionários da Santa Casa do município, já passou por outros setores da saúde pública e particular e também internos e funcionários do Lar São Vicente de Paulo e Residência Terapêutica.
Até as 08h desta quinta-feira (04), o "Vacinômetro" já indicava 573.820 pessoas imunizadas em todo o Estado.
Novas doses
A Secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz confirmou nesta terça-feira (02), que Osvaldo Cruz receberia mais 550 doses da Coronavac, vacina desenvolvida pela companhia biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.
Segundo Renata Coneglian Facco, Secretária de Saúde do município, “Com essas doses, vamos conseguir contemplar todos os trabalhadores de saúde que ainda não foi possível e aí vamos começar a fazer dia 8 de fevereiro a vacinação nos idosos de 90 anos ou mais.”.
SP determina atualização diária de vacinados contra COVID-19 pela rede de saúde
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo determinou que todos os serviços de saúde – públicos ou privados – atualizem diariamente o número de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus na plataforma “Vacivida”.
A medida foi estabelecida em Resolução publicada nesta sexta-feira (29), reiterando a obrigatoriedade de que todos os serviços SUS ou privados que apliquem vacinas abasteçam todos os dias a plataforma, com registros nominais de aplicação de vacinas contra Covid-19. O descumprimento sujeita o serviço às penalidades previstas no Código Sanitário do Estado de São Paulo, que prevê multa de até R$ 290 mil.
Os dados registrados e trafegados têm confidencialidade e inviolabilidade asseguradas, como ocorre com outros sistemas de informação em saúde, conforme estipula a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).