Mulheres com idade a partir dos 35 anos poderão realizar gratuitamente exames de mamografia na carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, entre os dias 01 e 12 de março em Osvaldo Cruz.
A iniciativa do governo estadual visa prevenir precocemente o câncer de mama. Instalada na antiga estação da Fepasa (ao lado do Terminal Rodoviário), a carreta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Haverá distribuição de senhas a partir das 8 horas para atendimento no mesmo dia. Ao todo, serão realizados 50 exames diariamente e, aos sábados, 25 exames.
Para realizar o exame, mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar apenas o RG e o cartão do SUS. Já as osvaldo cruzenses de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam levar pedido médico, RG e o cartão do SUS (Sistema único de Saúde). O pedido pode ser solicitado com as enfermeiras dos postos de saúde dos bairros.
As imagens capturadas nos mamógrafos serão encaminhadas para o SEDI (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), serviço da Secretaria Estadual de Saúde, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 2 dias após a realização do exame.
Importância da mamografia
A mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer, ou seja, em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma. No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais comum entre a população feminina, representado uma das principais causas de morte.
O programa Mulheres de Peito funciona em parceria com a FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem). A unidade móvel conta com mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, além de uma equipe multidisciplinar.
"Quero aqui deixar um agradecimento especial à Deputada Estadual Analice Fernandes (PSDB), que foi quem conseguiu junto ao Governo do Estado esta carreta para 500 exames de mamografia às mulheres de Osvaldo Cruz, Sagres, Salmourão e Inúbia Paulista. Nossos agradecimentos ainda ao Governo de São Paulo por tão importante programa", disse a Prefeita Vera Morena.