Osvaldo Cruz registra seis casos positivos de dengue em 2022

18/04/2022 08h55 Cidades da região estão com epidemia da doença.
Redação - Wilson Bettiol , Osvaldo Cruz (SP)
Osvaldo Cruz registra seis casos positivos de dengue em 2022 .

Várias cidades da região têm enfrentado epidemia de casos de dengue, sendo que recentemente duas mortes causadas pela doença foram registradas, o que aumenta a preocupação das autoridades da área da saúde com relação aos casos em Osvaldo Cruz.

Neste ano de 2022 o município confirmou seis registros positivos de dengue. Dos exames solicitados para o laboratório Adolfo Lutz, 19 amostras negativas para a doença, sendo que ainda se aguarda o resultado de exames de mais 33 amostras de material de pessoas suspeitas, o que pode elevar o número de casos da doença neste ano.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o médico veterinário Coordenador da VEP (Vigilância Epidemiológica), Dr. Marcelo Cândido, que falou sobre o problema da dengue. “Temos cidades vizinhas com epidemia de dengue, em Osvaldo Cruz já temos casos confirmados e suspeitos, e a parceria que a gente pede para a população é para que as pessoas recebam bem os funcionários da equipe de vetores de VEP, pois eles estarão examinando possíveis focos e orientando a família sobre como lidar com o problema evitando criadouros do mosquito. Um caso que acumula água, um bebedouro de animal, um ralo com agua parada, um vaso sanitário pouco usado na casa, calha suja armazenando água, pequeno recipiente no quintal, tudo é ambiente propicio para o mosquito depositar seus ovos e fazer uma nuvem de mosquitos que transmite a doença.”, disse.

O veterinário destaco ainda que é bom lembrar que facilitar do trabalho da equipe é, na verdade, proteger a própria família. “Em caso de presença do mosquito na casa, a vítima não é o membro da equipe de controle de vetores, e sim as próprias pessoas que moram no local. Já tivemos uma morte por dengue na região semana passada, não é brincadeira, dengue também é coisa séria. As vezes fica um mês sem chuva, mas os ovos da fêmea do mosquito ficam depositados na borda de um bebedouro de animal, num vaso e depois de um mês em contato com a água e sob calor, o ovo eclode criando um novo mosquito transmissor da dengue.”, concluiu Marcelo Cândido.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular