A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou a pedido do Jornal Regional e Portal Regional, na tarde de ontem, 28, que dois funcionários da Penitenciária “ASP Adriano Aparecido de Pieri”, de Dracena estão afastados por suspeita de COVID-19. Segundo a Secretaria, o órgão acompanha o quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para a recuperação deles.
A SAP pontuou ainda que segue as determinações do Centro de Contingência do coronavírus. Em nota enviada ao JR diz que: "O cenário está permanentemente em avaliação para o direcionamento de ações visando o enfrentamento do problema. O agente de Segurança da Penitenciária que faleceu por COVID-19 estava em férias quando começou a apresentar sintomas da doença".
O primeiro paciente do novo coronavírus na cidade foi o agente penitenciário Aparecido Cabrioti, 64 anos, que faleceu no dia 3 deste mês, na Santa Casa local. Ele estava de férias viajou para o Nordeste e ao retornar a cidade apresentou os sintomas da doença, sendo hospitalizado, o quadro de saúde evoluiu em poucos dias para óbito. O corpo dele foi sepultado no cemitério São João Batista em Presidente Prudente.
Houve ainda o caso de outro agente penitenciário, 51 anos, morador da cidade que também foi hospitalizado na Santa Casa, por Covid 19, e no último dia 20 recebeu alta hospitalar.
No dia 24 deste mês, a reportagem recebeu email anônimo pedindo para que fosse verificada a denúncia apresentada citando além dos dois casos envolvendo os agentes ainda: "há vários agentes penitenciários afastados (grupo de risco) e mesmo com esses dois casos, diretoria e vigilância sanitária de Dracena, nunca tomaram nenhuma providência, nem em questão de fazer exames ou qualquer tipo de isolamento".
Em relação, aos órgãos municipais, a reportagem fez contato com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura e a resposta foi: "A Prefeitura de Dracena não se manifestará nesse caso, pois trata-se de departamento estadual".
Na segunda-feira que passou a população carcerária no presídio era de 1.737, enquanto que a capacidade é para 844 detentos.
Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional informa que 129 servidores estão afastados em todo Estado
A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado do São Paulo – SIFUSPESP – para tratar o assunto.
Segundo o Sindicato: por enquanto, o quadro de infecções por COVID-19 entre os servidores que temos na região é o seguinte (dados do levantamento feito pelo SIFUSPESP com base nas informações trazidas pelos próprios servidores e em testes já realizados que deram positivo para o coronavírus):
Penitenciária de Junqueirópolis – 6 casos confirmados
Penitenciária de Presidente Prudente – 5 casos confirmados, com um servidor já curado
Penitenciária de Dracena – 2 casos confirmados, com um óbito
Penitenciária de Tupi Paulista – 2 casos confirmados
Penitenciária de Lucélia – 1 caso confirmado
Penitenciária de Pracinha – 1 caso confirmado
CDP de Riolândia – 1 caso confirmado
Estes são os dados de todas as unidades prisionais da Coordenadoria da Região Oeste do início da pandemia até hoje, 28/4.
Temos no total 129 servidores afastados de suas funções e em observação "por prescrição médica ou autoavaliação” em todo o Estado. Estes dados são da SAP, e não temos acesso aos detalhes por região", diz a nota enviada ao JR.