A Prefeita de Osvaldo Cruz, Vera Morena, e o Vice-Prefeito Amilton Albertinazzi, fizeram a entrega de uma nova mesa cirúrgica para a Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz.
A nova mesa cirúrgica é um pedido dos médicos da área de ortopedia, mas servirá para cirurgias em geral, e teve um custo aproximado de R$ 100 mil, dinheiro do município.
A farmacêutica Regina Pontelli, ex-diretora administrativa da Santa Casa, falou sobre o pedido dos médicos há muito tempo. “Os médicos, principalmente os ortopedistas, solicitaram pra gente uma nova mesa, porque a antiga tinha uma capacidade menor. Esta tem uma capacidade de 350 kg, e a anterior era de 250 kg, e além disso para cirurgias ortopédicas, a antiga não tinha os instrumentos necessários para uma boa cirurgia.”, disse.
Já a atual administradora do hospital, Elizabeth Furuguen Koga, disse que na verdade esse novo equipamento vai trazer mais tranquilidade na realização dos procedimentos cirúrgicos, tanto para os médicos, quanto para os pacientes.
Um dos médicos solicitaram esse novo equipamento, Dr. Fábio Pinto, que é ortopedista e Diretor Clínico da Santa Casa, falou da luta da classe para conseguir esse avanço tecnológico que traz melhoria na condição de trabalho e segurança para os procedimentos cirúrgicos. “A mesa antiga era muito ultrapassada e sucateada, o que dificultava bastante as cirurgias e agora o novo equipamento vem de encontro ao que era pedido também pelos outros ortopedistas, médicos Rafael e Luís Augusto. Essa mesa já é bem sofisticada, não é só uma mesa cirúrgica ortopédica, ela é para cirurgias gerais, você pode fazer qualquer tipo de cirurgia nela, como da área ginecológica, pois tem suporte para isso, é uma mesa elétrica o que se vê apenas em hospitais de grande porte, o que dá mais segurança e precisão no procedimento cirúrgico.”, concluiu o médico.
A Prefeita Vera Morena, disse que quando assumiu a administração municipal, o primeiro pedido que a equipe de ortopedia fez foi essa mesa moderna. “Me disseram que a mesa disponível era ultrapassada, com muitos anos de uso, então não oferecia a segurança que o médico necessitava para fazer uma cirurgia de fêmur, por isso nós com recursos próprios do município, mandamos um projeto para a Câmara pedindo autorização aos vereadores que acataram, fizemos a licitação, e conseguimos essa mesa moderna para dar segurança aos médicos para cirurgias bem sucedidas.”, destacou.
A nova mesa cirúrgica já foi entregue e está a disposição da classe médica do hospital para realização de cirurgias com mais segurança.