Na manhã desta segunda-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou os dois primeiros casos positivos da Covid-19 em Presidente Venceslau (SP).
Um deles é a primeira morte em decorrência de infecção pelo novo coronavírus, que vitimou uma mulher de 62 anos de idade. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional (HR), em Presidente Prudente (SP), e morreu no último sábado (4).
O outro caso confirmado é de um homem com 54 anos, que se encontra hospitalizado.
Estes dois casos confirmados foram testados no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP).
Até o momento, o município de Presidente Venceslau contabiliza 11 notificações da doença, sendo um óbito de 59 anos descartado, um óbito de 53 anos aguardando resultado, duas notificações descartadas e cinco aguardando resultados de exames.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Hamada, reiterou a necessidade de as pessoas ficarem em casa como forma de prevenir a propagação do coronavírus.
"É necessário evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e fazer o uso de álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas", recomendou.
Transmissão
A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, o nariz ou os olhos.