Saúde confirma seis casos da variante Ômicron em Adamantina, um deles em criança de dois anos

03/02/2022 16h10 Sequenciamento genético por amostragem revela presença da variante Ômicron em Adamantina.
Por : Sigamais, Adamantina (SP)
Saúde confirma seis casos da variante Ômicron em Adamantina, um deles em criança de dois anos .

Foram divulgadas as primeiras confirmações da presença da variante Ômicron entre os casos positivados da Covid-19, em Adamantina. A informação foi revelada nesta quarta-feira (2) pelas enfermeiras Myrian Regina Rocha Prado, responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal, e Vania Renata Parizi, responsável pelo programa de vacinação local,  em entrevista ao Jornal do Meio Dia, na Rádio Life FM.

Segundo as profissionais, a saúde municipal recebeu documento técnico informando sobre resultados de sequenciamento genético, por amostragem, de casos positivos da Covid-19 em moradores locais, informando seis casos positivos da variante Ômicron, em Adamantina. Conforme as enfermeiras, os casos ocorreram em diferentes faixas etárias, sendo um deles em uma criança de dois anos. Os números, todavia, podem ser maiores, já que o sequenciamento genético para detecção da variante são feitos por amostragem.

A variante Ômicron foi detectada pela primeira vez em Botswana e na África do Sul e relatada em 24 de novembro do ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como variante de preocupação. Rapidamente se espalhou pelo mundo.

As devolutivas recebidas pela saúde municipal confirmaram as suspeitas de que a nova variante pudesse estar circulando na cidade, desencadeando um expressivo salto de casos em janeiro. Em todo o mês foram 2.059 casos de Covid-19 em Adamantina. Em 30 de dezembro do ano passado, no último boletim de 2021, eram 4.228 casos confirmados. Agora, em 31 de janeiro, são 6.287 casos confirmados, 2.059 a mais somente no primeiro mês de 2022.

Vacinação e medidas sanitárias

As medidas de proteção à transmissão da Covid-19, inclusive diante da variante Ômicron, são a vacinação completa e os protocolos sanitários já conhecidos, como manter o distanciamento social, uso de máscaras de proteção facial e higienização das mãos. Está cientificamente comprovado que a vacinação se mostra eficaz para proteger as pessoas contra os sintomas mais graves da Covid-19, inclusive decorrentes do contágio pela variante Ômicron.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular