A partir desta segunda-feira (03), começa o Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado à prevenção de câncer em mulheres.
A Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz (Aceoc) e o Fundo Social de Solidariedade vão distribuir materiais informativos, realizar palestras e eventos de conscientização, além de exames preventivos ao câncer de colo de útero e orientação contra o câncer de mama.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a enfermeira Cleonice Zirondi que falou sobre mais um Outubro Rosa. “Passa rapidinho e já estamos novamente no Outubro Rosa, e estamos na expectativa, pois no ano passado foi muito bacana, a gente uma adesão legal, as mulheres compareceram para exames e estamos com a expectativa de que esse ano seja melhor ainda, até porque estamos comum bom planejamento, umas coisas novas também e historicamente a gente nota que ao longo dos anos tem sempre melhorado.”, disse.
Segundo a profissional da enfermagem é legal ver que as pessoas estão preocupadas em cuidar da própria saúde. “De novidade vamos ter médicos de plantão, especialmente a noite, um diferencial de outras campanhas, uma vez que os PSFs não vão abrir a noite, mas o Centro de Saúde vai estar aberto as quartas-feiras com uma médica de plantão.”, destacou Cleonice Zirondi.
Já a enfermeira Jaqueline Martins falou da programação do mês de outubro, que começa nesta segunda-feira (03) com a abertura oficial da programação, com uma ação na Praça São José, com o trânsito fechado na avenida Brasil, inclusive com apresentação de dança. “Será uma programação especial com várias ações para as mulheres.”.
No dia 04/10 que será terça-feira haverá uma palestra no centro de saúde com a Dra Veridiana e o doutor Frederico, médicos que falarão sobre a saúde da mulher e as prevenções.
No dia 05/10 -quarta-feira o centro de saúde vai abrir a noite para coleta de material para o exame chamado de Papa Nicolau, das 17h às 20h.
No dia 06/10 -quinta-feira teremos uma live, no cinema (Centro Cultural), as 19h30 com os médicos do Centro de Saúde, juntamente com a doutora Raissa que é ginecologista.
Dia 07/10-sexta-feira a equipe vai sair do centro de saúde, percorrendo a avenida Brasil entregando os folhetos da programação educativa.
Dia 08/10-sábado, o Centro de Saúde estará aberto pela manhã das 8h ao meio-dia, para coleta de material para o exame do Papa Nicolau, e também a beleza da mulher.
Dia 19/10 -quarta-feira, teremos uma palestra com a médica Dra. Raissa no Centro de Saúde as 9 h, onde a ginecologista vai falar sobre a saúde da mulher e o câncer de colo de útero e da mama.
Dia 22/10 -sábado, mais um ‘Dia D’, para coleta de material para exame do colo de útero.
Dia 26/10-uma quarta-feira, das 17h às 20h, o Centro de Saúde vai estar aberto para atender as mulheres.
E no dia 31/10 mais uma importante palestra com a Dra. Raissa, falando sobre a saúde da mulher no centro de saúde.