A Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz vai realizar neste sábado (19), mais um plantão de vacinação contra a Covid-19.
A ação será no Centro de Pediatria, que fica na Rua João Calimam, nas proximidades da Igreja Congregação Cristã do Brasil, das 7h às 13h. Todos os públicos que tem direito a receber a dose da vacina pode se dirigir ao local, inclusive as crianças.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a enfermeira coordenadora das ações de vacinação, Adriana Nobusa. “Sábado, dia 19, nós vamos fazer um plantão das 7h até às 13h, na Sala de Vacinas. Lembrando aquelas pessoas que não tomaram a primeira, segunda ou terceira dose devem comparecer e principalmente as crianças de cinco anos já que as crianças de seis anos acima têm comparecido, mas as de cinco estão em falta.”.
Adriana Nobusa destacou ainda os documentos necessários. “Lembrando os pais que no caso das crianças é preciso trazer o CPF ou cartão do SUS, não adianta trazer só a carteirinha de vacinação, já que a imunização é registrada no sistema do estado igual os adultos.”, disse.
A enfermeira aproveitou para chamar a atenção da população quanto ao comparecimento das crianças, que está abaixo do esperado. “O comparecimento está tão baixo, que para não estragar vacinas a equipe está tendo que juntar uma turma de dez crianças, abrir o lote e vacinar.”.
Quanto a vacinação nas escolas, a profissional disse que por enquanto Marilia não comunicou nada, mas em caso de afirmação neste sentido o trabalho vai acontecer o normalmente nas unidades escolares.
A chefe da Sala de Vacinas tocou em um assunto interessante que o medo dos pais em levar os filhos de cinco anos para a vacinação, temendo a reação da vacina. “Como os adultos tiveram reações com as vacinas, os pais temem que os filhos passem por isso, mas é bom lembrar que já foram feitas mais de 1.500 vacinas em crianças e não tivemos reações e nem problemas, as crianças de cinco anos recebem a dose da Pfizer pediátrica, que tem um volume menor e o diluente também e já as crianças de seis anos ou mais a vacina é a Coronavac, que também não apresentou reações. A vacina é um direito da criança para que ela não venha a contrair a Covid-19 e sofrer com efeitos graves por causa da ausência do imunizante. A criança vai para a escola, sai na rua e sem a vacina está correndo o risco de ser contaminada, porque o vírus procura quem está sem vacina.”, finalizou Adriana Nobusa.
Supervisão: Acally Toledo