A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã divulgou nesta segunda-feira (2) um oficio circular com alerta a todos os profissionais de saúde para detectarem rapidamente qualquer sintoma do coronavírus.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a pasta transmitirá a todos os agentes de saúde o alerta em relação aos procedimentos que devem ser realizados caso suspeita da doença no município.
O alerta, emitido pela Secretaria, será enviado inclusive para a operadora de planos de saúde Unimed, que o repassará à outras clínicas particulares.
O ofício que o Tupacity.com teve acesso orienta que os profissionais conduzam como caso suspeito de coronavírus pessoas que apresentarem febre associado a pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar entre outros) e histórico de viagem para área de transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais e sintomas.
"Ressaltamos que o momento não é de pânico e sim de estar em vigilância constante para identificação de casos suspeitos o mais precocemente possível. A Vigilância Epidemiológica iniciou a elaboração de um plano de contingência seguindo o plano do Estado de São Paulo para infecção humana pelo Coronavírus 2019-nCoV", alerta o documento.