A Prefeitura de Osvaldo Cruz alterou o sistema de atendimento a pacientes em todos os postos de Saúde dos bairros.
Após a contratação de empresa para que todas as unidades tivessem médicos diariamente, seis unidades contam com médicos com atendimento por oito horas diárias e a do bairro Santa Tereza por quatro horas, foi necessário separar os atendimentos de suspeitos de Covid-19 dos demais pacientes.
A Prefeita Vera Lúcia Alves, a Vera Morena, explicou que não é possível o atendimento simultâneo de todos os pacientes. O objetivo é evitar o contágio da Covid-19.
Assim, a partir desta quarta-feira, 24, os atendimentos serão divididos em dois períodos. Na parte da manhã, das 7h às 11h as unidades realizam atendimentos a pacientes sem sintomas ligados à Covid-19 e o período da tarde, das 13h às 16h ficará reservado apenas para pacientes com sintomas gripais e de Covid-19.
Em casos especiais, pacientes com necessidades urgentes poderão receber atendimento no Centro de Saúde (conhecido Postão).
Separação também no Pronto Socorro da Santa Casa
Com relação ao atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa já houve a separação no acesso dos pacientes com sintomas de Covid ou gripais dos demais.
Pacientes suspeitos de Covid-19 tiveram um local reservado onde aguardam as consultas e atendimentos, enquanto os demais pacientes permanecem na recepção do PS.
Unidade Sentinela
Já a Unidade Sentinela de enfrentamento à Covid-19, que funciona na UBS da Vila Paraízo (unidade ao lado do antigo Plimec) ganhará mais um médico e estenderá o atendimento até às 22 horas apenas para pacientes com Covid-19.
"A unidade sentinela continuará atendendo apenas pacientes de covid, antes com dois médicos, agora com três médicos disponíveis. O horário de atendimento também foi extendido para até às 22h."
Reforçando então, todas as unidades de saúde do município, exceto a unidade sentinela, irão atender pacientes sintomáticos para covid-19 no período da tarde. A parte da manhã serão atendidos pacientes com outras doenças.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3528-1475 ou (18) 3528-2185.
Prefeita reforça cuidados
A preocupação atualmente é a gravidade da atual situação da cidade, em relação ao aumento do número de casos positivos.
"Peço a população um pouco de paciência e colaboração, pois nossos profissionais estão esgotados. Não temos condições de adicionar mais horas de trabalho a esses profissionais. Fiquem em casa."