Na manhã desta quarta-feira (3) a TV Fronteira exibiu no telejornal matinal, conteúdos sobre o andamento do credenciamento dos novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Adamantina, inaugurados dia 22 de maio, em cerimônia reservada a convidados, dentro do novo espaço.
As obras e equipamentos da nova UTI foram viabilizados, quase na totalidade, pelo curso de medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), no montante de R$ 3.220.212,48, para obras e equipamentos, e outros R$ 300 mil da Prefeitura de Adamantina, para compra de transformador e gerador. A promessa é de que se buscaria um rápido credenciamento dos novos leitos de UTI, junto ao SUS, incialmente para as demandas da Covid-19.
Já nesta quarta-feira, a reportagem da TV Fronteira abordou sobre o credenciamento e segundo a emissora, foi procurada a Secretaria Estadual de Saúde. O órgão informou que o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, até então, não teria recebido solicitação formal da Santa Casa de Adamantina para esse procedimento.
Em relação à posição da Santa Casa, a reportagem diz ter procurado o hospital, sendo informada que está apresentando à Secretaria Municipal de Saúde e ao DRS os documentos necessários para esse credenciamento. Quanto à Prefeitura, a reportagem da emissora disse ter recebido a informação de que o poder público está acompanhando e auxiliando a Santa Casa para esse credenciamento.
Santa Casa e Secretaria de Saúde encaminham nota ao Siga Mais
Sobre esse tema e a questão levantada pela reportagem da TV Fronteira, o Siga Mais procurou nesta quarta-feira a Santa Casa e a Prefeitura/Secretaria Municipal de Saúde, em busca de esclarecimentos complementares. O hospital e o poder público se manifestaram em nota
Veja a íntegra da nota da Santa Casa:
"A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina informa que está triplicando sua capacidade operacional em leitos de terapia intensiva. Atualmente contamos com cinco leitos de UTI Geral Adulto - Tipo II, dos quais quatro credenciados ao SUS. Com a ampliação a nova unidade passa a contar com oito leitos SUS e dois destinados ao atendimento de convênios e particulares, totalizando dez leitos. Contudo, diante da pandemia instalada, a Santa Casa de Adamantina criou cinco leitos novos de UTI destinados a pacientes acometidos pela Covid-19 para melhor atender a população de Adamantina e região. Informamos ainda que estes leitos se encontram disponíveis aos usuários independentemente do credenciamento ter sido realizado, uma vez que os leitos precisam estar em funcionamento para solicitação do credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Sendo assim, informamos que a Santa Casa de Adamantina triplicou a capacidade operacional de sua Unidade de Terapia Intensiva".
Veja a íntegra da nota da Prefeitura/Secretaria Municipal de Saúde
"A Prefeitura de Adamantina informa que está ampliando o atendimento oferecido a população adamantinense. Antigamente, a Santa Casa de Adamantina contava apenas com 5 leitos de UTI Comun sendo 4 SUS e um convênio, porém a partir de agora a Santa Casa contará com 10 leitos de UTI Comum, sendo 8 Leitos SUS e 2 Leitos Convenio. Diante da pandemia e com o objetivo de não deixar nenhum munícipe desassistido, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Santa Casa, criou mais cinco leitos, de terapia intensiva exclusivos aos pacientes de Covid-19. A Prefeitura de Adamantina assegura que independentemente do credenciamento ter ou não acontecido em relação a UTI Covid, o espaço está pronto para receber os pacientes que necessitarem de atendimento. Sendo assim, nenhum munícipe ficará desassistido na cidade, pois tudo está pronto e funcionando. Diante disso, a administração reafirma que a capacidade da Santa Casa foi aumentada em relação a Leitos de UTI o que resulta em um atendimento ainda melhor para a população".