O Governador do Estado, João Dória, anunciou nesta semana a realização do ‘Dia V’ de vacinação contra a Covid-19. A ação tem como objetivo zerar aqueles que estão em atraso com as vacinas.
A Secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz irá realizar a ação neste sábado (02), das 7h às 13h, na Sala de Vacinas do Centro de Pediatria, que fica nas proximidades da Igreja Congregação Cristã do Brasil.
Quem falou sobre o planejamento do ‘Dia V’ para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias, foi a Coordenadora das ações de vacinação em Osvaldo Cruz, enfermeira Adriana Nobusa. “No sábado, dia 02 de outubro, das 7h às 13h, nós vamos ter o Dia V, antes era Dia D, mas agora é Dia V de vacinação contra Covid-19, cuja intenção é zerar a taxa de faltosos que está alta em todo o Brasil, inclusive aqui em Osvaldo Cruz. Nosso foco é colocar em dia a situação dos retardatários.”, disse.
A enfermeira lembrou que a variante delta está aí, os casos voltaram a aumentar em muitos lugares, e então as autoridades da área da saúde do município pedem que todos tomem a segunda dose da vacina neste sábado, seja qual for a sua vacina atrasada.
Adriana Nobusa lembrou também o público jovem que tomou Pfizer na primeira dose, a data da segunda vacina foi antecipada, então pode procurar a sala de vacinas se já houver oito semanas de espaçamento. “Esse público que teve a antecipação e não foi receber a vacina já está sendo contado como faltoso, juntamente com os demais em falta com o imunizante.”.
Na segunda-feira (04), a Secretaria de Saúde vai realizar mais um drive thru de vacina, desta vez será para a dose reforço para os idosos que estão completando seis meses em relação a segunda dose da vacina.
Como recentemente o Governo Federal anunciou a terceira dose de vacina para os profissionais da área da saúde, a Secretaria já programou para segunda-feira (04) essa vacinação. “A nossa intenção é fazer igual da primeira vez, vamos gradativamente, ou seja, primeiro a linha de frente, Santa Casa, médicos, profissionais dos postinhos, e depois segue o calendário.”, destacou.
A enfermeira lembrou por fim que a pandemia ainda não terminou, o problema da Covid-19 ainda existe, e todos devem manter os cuidados com o uso de mascaras, álcool em gel, e na hora da vacina comparecer munido de documentos pessoais, carteirinha de vacinação e mascara devidamente colocada, cobrindo a boca e o nariz.