A Secretária de Saúde - Renata Coneglian Facco, esclareceu nesta terça-feira (02) sobre o andamento da vacinação contra Covid-19 em Osvaldo Cruz.
Durante a primeira etapa, a cidade recebeu 440 doses e com isso foi possível vacinar todas as pessoas que trabalham na linha de frente de enfrentamento à pandemia, os agentes comunitários, os servidores do Centro Dia, a equipe de saúde da APAE, funcionários das residências terapêuticas e outros.
Já na segunda etapa foram entregues 340 doses ao município, totalizando 730 pessoas vacinadas. A Secretária de Saúde acredita que hoje as doses remanescentes sejam aplicadas.
Na grade atual os trabalhadores da área da saúde (médicos, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos) estão sendo vacinados.
A secretaria de saúde foi autorizada a ampliar a vacina para todos os funcionários da área da saúde, isso engloba todas as pessoas que estão trabalhando nesse meio, mas para isso é necessária uma declaração com nome, função e CPF.
Em relação ao perfil das pessoas vacinadas, a Secretária explicou “Nós seguimos a orientação de um documento técnico que vem do Governo do Estado De São Paulo que é a nossa Guia de Vigilância Epidemiológica (GVE). Esse documento vem sempre sendo atualizado e precisamos seguir criteriosamente, mas os Gestores de Saúde podem fazer pequenos ajustes. Estamos já na terceira atualização onde diz que depois que todos os trabalhadores da área da saúde forem vacinados, os idosos de 90 anos ou mais podem receber as vacinas”.
A próxima grade será aplicada nos idosos de 90 anos ou mais, muitos deles já estão acamados sendo assim uma estratégia de vacinação será montada durante uma reunião amanhã (03).
Duas etapas já foram concluídas e há previsão para chegada de mais 550 doses nos próximos dias.