A Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz realiza a edição 2022 da Campanha Fique Sabendo. A ação visa promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis e o tratamento precoce nos serviços de saúde, além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Entre os dias 1º e 7 de dezembro, a testagem será oferecida nos postos de Saúde dos bairros Primavera, São José Álvaro Campoy, Paraíso e Vale do Sol e ainda no Centro de Saúde (posto central). Os exames poderão ser feitos das 13h às 16h, com exceção dos dias de jogos do Brasil.
No sábado, 3, haverá exames em ação extra muros no das 8h às 12h na Praça São José na área coberta da Casa do Pastel.
“A Campanha Fique Sabendo, aliada às mobilizações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS , é uma oportunidade de ampliar o debate sobre a doença, bem como seus impactos tanto na vida do portador como da sociedade. Aproveitamos e reiteramos para a população o quanto é importante uma vez na vida, pelo menos, a realização de testes de HIV e Sífilis, doenças silenciosas e que acometem muitas pessoas sem que elas saibam. A partir do diagnóstico, evitamos novas transmissões”, ressalta a enfermeira Camila Silva, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Dados do Ministério da Saúde de 2020 apontam que mais de 40 mil novas infecções por HIV têm acontecido por ano no Brasil, nos últimos 10 anos. O País soma 1.011.617 de casos de AIDS notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) de 1980 até junho de 2020.
“Todos estes dados apontam para a importância da ampliação de estratégias para o acesso facilitado à testagem, diagnóstico, prevenção e assistência ao HIV, sífilis e outras IST. A luta contra a AIDS é um compromisso conjunto, é um pacto contra o preconceito, a discriminação, pelo acesso e direitos universais à prevenção e à assistência”, acrescenta Camila Silva.