Apesar do foco estar na vacinação contra a covid-19, a testagem de sintomáticos continua sendo importante para rastreamento de possíveis contaminados, permitindo também a identificação de pessoas que tiveram contato com quem testou positivo e realização do isolamento desse grupo.
Este trabalho foi intensificado na última semana, em Adamantina, com a chegada de 2 mil kits adquiridos pela Secretaria de Saúde e outros 3 mil exames encaminhados pelo Ministério de Saúde.
Tal atuação foi ampliada com a distribuição de parte dos testes para três instituições da cidade.
TESTES ADQUIRIDOS PELA PREFEITURA
Em nova licitação, a Secretaria de Saúde adquiriu mais 2 mil testes para diagnóstico da covid-19. Com resultados rápidos, os exames são analisados em laboratório no próprio Município, proporcionando ações mais efetivas no controle da propagação da doença.
Desde agosto, quando a Secretaria de Saúde realizou processo licitatório para aquisição da testagem por meio do swab (um cotonete longo e estéril), já foram comprados 10 mil kits.
“Com isso, voltaremos a realizar a análise dos exames aqui na cidade, sem a necessidade de envio ao Instituto Adolfo Lutz, como houve nas últimas semanas com uma demora maior devido a demanda. Em nenhum momento deixamos de testar os nossos munícipes, mas, por um curto período, tivemos que enviar os exames para análise em outro laboratório”, informou o secretário de Saúde Gustavo Rufino.
O gestor ressalta que Adamantina é uma das poucas cidades do país que disponibiliza o exame com resultado diário.
MAIS TRÊS MIL EXAMES
E, também na última semana, a Secretaria de Saúde recebeu 3 mil testes do Governo Federal por intermédio dos deputados Enrico Misasi (federal) e Reinaldo Alguz (estadual) e dos vereadores do Partido Verde, Paulo Cervelheira e Noriko Saito.
Parte dos exames foi encaminhado para as instituições da cidade. A Santa Casa recebeu 800 kits, a Clínica PAI (Polo de Atividades Integradas) outros 600 exames e, o Lar dos Velhos, mais 100 testes.
O secretário da Saúde explicou a importância da ação, também realizada na última semana. “No âmbito hospitalar, o diagnóstico mais rápido e preciso permite um tratamento correto. Se for positivado, o paciente já é encaminhado para os procedimentos padrões da doença. E, se for negativo o resultado, ele não ocupa um espaço que é destinado exclusivamente para a covid-19, sendo tratado em outro ambiente do hospital”, esclarece Rufino.
Os demais testes serão utilizados pela Secretaria de Saúde para testagem de servidores que atuam na linha de frente da covid-19. Os exames também poderão ser utilizados para tal finalizada pelas entidades, caso o colaborador apresente sintomas característicos da covid-19.