A Prefeitura de Lucélia divulgou nesta terça-feira (7) em suas redes sociais a existência de um novo caso para paciente com sintomas suspeitos para o novo coronavírus (Covid-19), na cidade.
Trata-se de um homem, de 42 anos, que trabalha na área de saúde, e está sob isolamento. Foram colhidas amostras biológicas para exame, encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz.
O outro caso envolve uma mulher de 56 anos, que teve contato com paciente suspeito. Esse caso foi noticiado dia 25 de março. Também é aguardado o resultado do exame.
Cerca de 17 mil pessoas com suspeita de terem sido infectadas pelo coronavírus aguardam o resultado de seus exames no estado de São Paulo, informou hoje (7) o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.
Segundo o secretário, a demora para processar os testes se deve pela falta de insumos. "Existe uma dificuldade da aquisição de insumos para a realização desses exames. Uma das remessas que estávamos esperando e comprando não conseguiu chegar até agora, deve chegar nos próximos dias. Isso interfere, de certa maneira, no número de exames".
O secretário disse que, quando esses exames forem processados, isso deve aumentar bastante o número de pacientes confirmados para covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mas não tanto no de óbitos. "Vamos ter um degrau no número de pacientes confirmados e, em menor número, no de óbitos. O número de óbitos com exames a confirmar é muito pequeno. Então não vai interferir significativamente no de óbitos", explicou Germann.
São Paulo tem até hoje, segundo Germann, 4.861 casos confirmados de coronavírus, com 304 óbitos. Há ainda 700 pacientes internados em unidades de terapia intensiva e 733 em enfermaria.