A Prefeitura de Tupã adquiriu, nesta semana, Equipamentos de Proteção individual (EPIs) para uso dos profissionais de Saúde, para que eles possam realizar suas funções com mais segurança e reduzindo as chances de contagio pelo Coronavírus (COVID-19).
O secretário municipal de Administração, Everton Nakashima, esclarece que até o momento foram investidos em torno de R$ 200 mil na compra dos equipamentos de proteção.
"Optamos pela compra imediata, a fim de garantir um bom estoque desses insumos em nossa cidade. É uma forma de precaução, caso futuramente o mercado não consiga atender às demandas dos municípios com possíveis infecções notificadas", pontua.
Everton salienta que Tupã já recebeu vários materiais, mas que nos próximos dias chegarão outros itens.
A lista de aquisições prevê máscaras; luvas; aventais; protetores faciais com viseira flexível para os médicos e enfermeiros; álcool líquido para desinfetar ambientes; macacões protetores; e toucas.
A diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Simone Veronez Bauer, afirma que as unidades de saúde precisam usar continuamente esses itens, e que agora eles são indispensáveis para o fortalecimento do combate à disseminação do novo vírus. "Esses produtos são de uso obrigatório dos profissionais de saúde que fazem o atendimento à população, principalmente dos casos suspeitos de Coronavírus. E todo paciente que apresentar tosse, dor de garganta, falta de ar, coriza, ou qualquer sintoma de problemas respiratórios, também recebe uma máscara descartável", explica.