Neste sábado (7) a unidade móvel da AAPC (Associação de Apoio ao Portador do Câncer) estará em Rinópolis para realizar exames preventivos de câncer uterino - popularmente conhecido como Papanicolau. A ação será em frente ao Posto de Saúde do município das 9h30 às 15h30.
As pacintes que pretendem fazer o exame devem levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo desta ação de saúde, de acordo com a diretora de saúde Jocilandra Yamasaki, é alcançar cada vez mais mulheres que não realizam o exame, ou seja, não vão ao posto de saúde muitas vezes por constrangimento, devido a forma que o exame é realizado.
A principal importância do exame Papanicolau, segundo a diretora, é diagnosticar o câncer de colo uterino precocemente, já que isso aumenta a possibilidade de cura. "O principal intuito do exame é diagnosticar o câncer uterino, mas podemos identificar outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e bactérias", explica Yamasaki.
A enfermeira relata que há uma variação na incidência do câncer de útero, ou seja, desde 27 anos até os 50 anos. "Antigamente tínhamos a partir de 40 e 50 anos, hoje, mulheres de 27 podem ter o HPV (Papilomavírus Humano), que é o propulsor do câncer. A relação sexual está acontecendo muito cedo, então se contrai muito cedo também. Muitos casos demoram 10 anos para desenvolver, em outros o câncer aparece muito cedo, pois já tivemos casos de mulheres de 27 anos que já tiraram o útero", comenta.
Em casos de diagnósticos positivos após o exame, o Posto de Saúde encaminha o paciente para o AME (Ambulatório Medico de Especialidades) para a realização de outros exames.