A Vigilância Epidemiológica de Assis registrou neste ano seis casos confirmados de H1N1 no município.
De acordo com o departamento, todos os exames que atestaram os casos foram realizados em laboratórios particulares.
"O Laboratório de Saúde Pública realiza exames dos casos que apresentam Síndrome Respiratória Aguda Grave, ou seja, pacientes graves e que estão internados. Assim sendo, é possível que o município tenha muitos outros casos de síndrome gripal por H1N1, no entanto não confirmados por laboratório", afirma Nilsa Leite, enfermeira e coordenadora da V.E.
Agora, a Vigilância Epidemiológica aguarda a campanha de vacinação contra a Influenza, que será deliberada pelo Ministério da Saúde em data a ser confirmada.
Cuidados e prevenção
Além da vacinação, a população deve tomar cuidados preventivos para evitar a doença, que pode se agravar e causar até a morte.
Nesta segunda-feira, 9 de março, morreu o bancário Nilton Mile de Meira, de 62 anos, devido a complicações do H1N1.
Nilsa ressalta que os cuidados são preventivos. A população deve evitar lugares fechados com aglomerados de pessoas, lavar as mãos várias vezes ao dia, proteger o nariz e a boca ao tossir e espirrar, além de usar álcool em gel quando não tiver possibilidade de lavar as mãos.
"Em caso de sintomas gripais, o paciente deve procurar atendimento médico. O médico poderá prescrever antiviral, disponível na rede pública, e fará o acompanhamento de possíveis complicações", finaliza.