Na tarde da última sexta-feira (29), a população foi pega de surpresa com a notícia do fechamento de 18 polos do Projeto Guri na região de Presidente Prudente, incluindo o de Osvaldo Cruz.
O prefeito, Edmar Mazucato, vereadores e lideranças se manifestaram contra o fechamento dos polos do projeto.
A Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) emitiu uma nota em que também se posiciona contra a decisão do Governo do Estado em cortar parte da verba para a Associação de Amigos do Guri, a ONG que administra os polos do Guri em todo o Estado.
Ao todo 18 polos em funcionamento do Guri na região de Presidente Prudente, cujos funcionários entraram em aviso prévio na sexta-feira (29).
O governador João Dória convocou uma coletiva de imprensa para esta segunda-feira (01), 14h, onde ele fala sobre o tema. Segundo informações, a pressão dos prefeitos do interior que se manifestaram contra o fechamento dos pólos do Projeto Guri pode fazer com que o governador reverta a situação. Prefeitos, lideranças políticas e a sociedade em geral aguardam para saber nesta entrevista sobre o futuro do Projeto Guri no estado.
Mobilização
Existe uma petição na internet colhendo assinaturas de pessoas que se manifestam contra o fechamento de polos do Projeto Guri e os cortes do governo na cultura.
CLIQUE AQUI para quem se interessar em participar.
Posicionamento do Governo
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que enviou uma nota sobre sua posição.
Segue a nota na íntegra:
"O impacto do contingenciamento nos programas, instituições e ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa está sendo avaliado. As metas são minimizar as consequências e buscar mais eficiência e mais eficácia. Estamos fazendo reuniões individuais com cada uma das 18 organizações sociais, incluindo as gestoras do Projeto Guri, para definir as prioridades e os ajustes necessários. Trata-se de um imperativo da realidade orçamentária do Estado."