No final da tarde desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Osvaldo Cruz decretou o fechamento de bares, restaurantes e lanchonetes considerando a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), e mesmo após a determinação, alguns estabelecimentos não estão cumprindo o decreto.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias esteve nas ruas da cidade na manhã deste sábado (21), e constatou vários bares e lanchonetes abertas e atendendo normalmente.
Em contato com os fiscais da prefeitura, a reportagem foi informada que a fiscalização acontece e, no primeiro momento, orientam para que o comerciante acate a determinação e feche o estabelecimento.
Além disso, também informaram que a fiscalização continua e que os estabelecimentos que permanecerem abertos serão atuados com a perca da licença de funcionamento.
O decreto determina que a partir de segunda-feira (23), todos os estabelecimentos comerciais e de serviços de Osvaldo Cruz, fechem as portas, com exceção dos chamados essenciais, como é o caso de bancos, casas lotéricas, supermercados, correios, açougues, padarias, postos de combustíveis, quitandas, farmácias, venda de alimentação para animais, venda de água e gás, poderão funcionar, priorizando o atendimento à domicílio e respeitando o limite de pessoas por metro quadrado de área.
As borracharias e auto elétricas deverão funcionar em sistema de plantão.
Também estão vedadas realizações de festas e confraternizações em ambientes comerciais e residenciais.
O prazo do decreto é de 15 dias.
Supervisão de Acally Toledo*